O ano passado por esta altura havia quem classificasse 2009 como "o ano do Facebook", aquele em que o site ascendera ao top dos termos mais pesquisados online, por exemplo, e se começara a afirmar como a rede social mais usada em diversos países. Pois bem, tudo isso passa a ser só relativamente importante face ao desempenho este ano.
O improvável aconteceu e - pelo menos nas contas da Experian Hitwise - o Facebook ultrapassou gigantes como a Google ou o Yahoo, tanto enquanto site mais visitado como na contagem por termos mais pesquisados online.
Segundo a empresa de estudos de mercado, o Facebook foi, pela primeira vez, o site com maior número de visitas nos EUA em 2010, ultrapassando o Google e o serviço de email do Yahoo, que ocupavam as posições cimeiras em 2009. Para além do novo título, reforçou também a sua posição enquanto termo mais procurado nos motores de busca.
Neste ranking, as expressões relativas ao serviço são mesmo responsáveis por 3,48 por cento de todas as pesquisas (entre os 50 sites mais referenciados), o que representa um aumento de 207 por cento face a 2009.
Para além da palavra "facebook", as expressões "facebook login", que subiu do nono lugar da tabela para o segundo, e "www.facebook.com" passaram este ano a figurar também na lista dos dez termos mais pesquisados. Na tabela aparecem ainda termos como "youtube", na terceira posição, "craiglist", em quarto lugar, ou "ebay", em quinto.
Na análise pelo número de visitantes, o estudo revela que o Facebook somou, entre Janeiro e Novembro, 8,93 por cento dos acessos, enquanto o Google se ficou pelos 7,19 por cento. O email do Yahoo passou do segundo para o terceiro lugar, com 3,30 por cento das visitas e o YouTube surge em quarto lugar com 2,65 por cento.
Ainda assim, se somados os visitantes dos vários sites da gigante das pesquisas, a Google mantém a liderança, com 9,85 por cento dos acessos por sua conta, contra os 8,93 da rede social. O Yahoo soma 8,12 por cento das visitas.
A Experian Hitwise esclarece ainda que os dez sites mais visitados são responsáveis por 33 por cento de todos os sites acedidos entre Janeiro e Novembro deste ano - um valor 12 por cento superior ao seu "peso" em 2009.
Sapo TEK