Uma das funcionalidades que a Google revelou para o Gmail, em meados de Abril, foi o sistema de Respostas Inteligentes. Esta funcionalidade analisa o conteúdo das mensagens com vista a fornecer possíveis respostas rápidas para serem enviadas.
O sistema utiliza, para tal, a Inteligência artificial para criar pequenas frases de resposta. No entanto, este sistema passou por um longo período de testes e mudanças, nos quais algumas das respostas fornecidas eram exatamente o contrário do que se pretendia enviar.
Segundo o Wall Street Journal, citando alguns dos utilizadores que testaram a funcionalidade antes desta chegar ao público em geral, o sistema era conhecido por apresentar respostas como “i love you” a mensagens que não possuíam qualquer conteúdo relevante para tal – por vezes até seriam mensagens de trabalho.
Outro caso comum de se verificar era o “Enviado do meu iPhone”, visto que era uma assinatura presente em diversos emails e que a IA da Google apresentava como uma possível resposta rápida. Felizmente o sistema foi bastante melhorado antes de chegar ao público em geral, embora ainda se verifiquem casos similares no presente.
No entanto, nem todos os utilizadores aparentam ter ficado agradados com o sistema de respostas rápidas. Um dos beta testers da funcionalidade refere que a mesma produzia mensagens do estilo “robot”, deixando de lado a personalização que seria de esperar quando se recebe um email diretamente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!