1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Gmail logo

O Gmail é inegavelmente o serviço de correio eletrónico mais popular do mundo, contando com milhares de milhões de utilizadores ativos. Recentemente, a plataforma tem recebido várias novidades, incluindo funcionalidades impulsionadas pelo Gemini para agendamento e a possibilidade, há muito aguardada, de alterar o endereço de email principal. No entanto, a gigante tecnológica está agora a implementar modificações que podem não agradar a todos, removendo funcionalidades clássicas de integração.

A partir deste mês, a Google deixará de suportar o Gmailify e a capacidade de recolher emails de contas de terceiros para a caixa de entrada do Gmail através do protocolo POP. Para quem não está familiarizado, o Gmailify era uma ferramenta poderosa que permitia integrar contas não-Google (como Outlook ou Yahoo) na interface do Gmail, garantindo a essas contas acesso a recursos avançados como a proteção contra spam da Google, categorização automática da caixa de entrada e notificações fiáveis no telemóvel.

Aplicações móveis escapam ao corte

É importante salientar que esta alteração afeta principalmente a versão web do serviço. As aplicações do Gmail para Android, iOS e iPadOS não sofrerão impacto direto, uma vez que estas variantes utilizam conectividade IMAP para fazer a ligação com contas externas, um protocolo que se mantém ativo.

Contudo, nas plataformas afetadas (principalmente browsers em desktop), a opção "Verificar correio de outras contas" nas definições irá desaparecer por completo. Isto significa que os utilizadores que dependiam do browser para gerir centralmente várias contas de email através do protocolo POP terão de encontrar novas soluções.

Alternativas e segurança dos dados

Para os utilizadores com contas escolares ou profissionais que utilizavam esta funcionalidade, a recomendação passa por contactar os respetivos administradores de TI para migrar os dados para o Google Workspace. Para os utilizadores domésticos que usam o Gmail na web, a melhor alternativa será configurar o reencaminhamento automático diretamente no fornecedor de email de origem. Desta forma, as mensagens continuam a chegar à caixa de entrada do Gmail, comportando-se funcionalmente de forma semelhante à antiga recolha via POP.

Apesar destas descontinuações estarem já em vigor, os utilizadores não perderão o acesso aos emails antigos que já tinham sido sincronizados anteriormente. Além disso, ainda é possível realizar uma importação de plataformas de terceiros através dos serviços de migração de dados, embora esta solução não ofereça sincronização contínua de novas mensagens, conforme esclarecido na página de suporte oficial.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech