1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

facebook mining tool data

 

O Facebook não tem vindo a ter um bom ano no que respeita à privacidade e segurança dos utilizadores, mas caso recentes afirmações se confirmem, pode estar para piorar ainda mais.

 

De acordo com a BBC News, um grupo de hackers afirma ter conseguido acesso a mais de 120 milhões de contas do Facebook, tendo em sua posse um vasto conjunto de mensagens privadas que terão sido enviadas pelo Messenger.

 

Os hackers terão ainda fornecido o acesso aos jornalistas de 81 mil contas, como forma de provar o acesso, e de acordo com a empresa “Digital Shadows” – a qual realizou uma auditoria aos dados fornecidos – estas contas terão mesmo sido roubadas dos utilizadores afetados. Além do acesso às contas, foram também fornecidos excertos de mensagens enviadas pelo Messenger, como forma de validar o acesso aos conteúdos.

 

O Facebook já reagiu a este caso, afirmando que não existem indícios de uma quebra de segurança nos seus sistemas. No entanto, deixou também a indicação que os dados recolhidos – a confirmar-se serem verdadeiros – terão sido obtidos através de extensões maliciosas nos navegadores.

A confirmar-se esta teoria, vários dos investigadores apontam que os criadores destes navegadores – como é o caso da Google ou da Mozilla – deveriam ser as entidades responsáveis pela falha de segurança, sobretudo por permitirem as extensões maliciosas sobre as suas lojas online.

 

Seja como for, o melhor será prevenir, sendo que o TugaTech recomenda que verifique todas as extensões que possui instaladas no seu navegador e se estas são originais de fontes fidedignas – como sempre, deve ter atenção às permissões de acesso e sobretudo a extensões que requeiram mudança ou recolha completa de dados em todas as páginas que visite.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech