A Google revelou recentemente um relatório onde apresenta detalhes sobre o seu combate à pirataria. O mesmo, referente ao último ano, aponta que a empresa cortou uma vasta verba de publicidade para sites conhecidos por distribuir conteúdo pirata.
No total, mais de 10 milhões de anúncios foram retirados destes sites ao longo do último ano. Além disso, a empresa afirma que, entre Outubro do ano passado e Setembro deste ano, ocorreu uma diminuição na partilha de conteúdo ilegal um pouco por toda a internet.
Desde que foi disponibilizada a ferramenta para reportar sites com conteúdos piratas, a Google já removeu mais de 3 mil milhões de links das suas páginas de pesquisa. A mesma medida foi também tomada para remover conteúdo pirata de serviços como o Google Drive.
No Youtube, a empresa afirma ter direcionado mais de 3 mil milhões de dólares para os verdadeiros criadores de conteúdos que são partilhados sem autorização por terceiros.
Na Play Store, a empresa também afirma que se encontra a combater aplicações falsas ou que violem os termos de serviço em alguma forma. No total foram removidas mais de 250 mil aplicações dentro deste formato.
No geral, o objetivo da Google não passa por eliminar totalmente a pirataria da Internet – algo que já se demonstrou ser bastante complicado de se realizar. Invés disso, a redução dos lucros obtidos por sites com partilhas ilegais será um dos focos centrais da empresa, que certamente irá reduzir o número de plataformas ativas.
Além disso, os filtros e sistemas que a própria implementa no seu motor de pesquisa também impede que os sites sejam descobertos, reduzindo a sua visibilidade. Esta afirma já ter bloqueado mais de 91 mil domínios nas suas pesquisas sobre estas violações.
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