A Google revelou hoje um texto sobre como pretende demonstrar alguns dos seus avanços nos sistemas de reconhecimento facial sobre o mercado asiático – mas que sublinha sobretudo um ponto interessante da utilização destas tecnologias.
De acordo com a empresa, os sistemas de reconhecimento facial podem ser poderosas ferramentas, capazes de serem utilizadas tanto para tarefas do bem como do mal. Esta distinção leva a que possam ser levantadas preocupações que necessitam de ser regulamentadas e debatidas, pensando no futuro.
Segundo a Google, a tecnologia necessita de ser cuidadosamente considerada antes de ser aplicada, com vista a garantir que não vai contra os princípios dos utilizadores e de forma a evitar abusos por parte das entidades.
De relembrar que a Amazon foi recentemente criticada por ter utilizado a sua própria tecnologia de reconhecimento facial para ajudar as autoridades de uma cidade nos EUA. Vários funcionários da própria Amazon e diversos grupos debateram os efeitos que esta tecnologia pode trazer para a privacidade dos utilizadores.
Apesar de a tecnologia ainda se encontrar longe de ser perfeita, questões de privacidade serão certamente algo que qualquer utilizador deve ter interesse, sobretudo se o rosto de cada um estiver associado com as preocupações.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!