1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

google youtube logo

 

Durante o dia de ontem, a Google foi acusada de prejudicar o desempenho de alguns dos seus serviços em navegadores de concorrentes – nomeadamente o Edge da Microsoft – com vista a introduzir bugs ou um desempenho mais reduzido dos sites sobre esses programas.

 

Esta acusação partiu de um ex-funcionário da Microsoft, que trabalhou diretamente no desenvolvimento do Edge e terá acusado a Google de modificar os seus sites para prejudicar o desempenho em certos navegadores. Num dos exemplos, o Youtube estaria a demorar 5 vezes mais a carregar sobre o Edge do que se verifica no Chrome.

 

Também um funcionário da Mozilla, criadores do navegador Firefox, já tinha acusado a Google em Julho deste ano de fornecer um desempenho inferior no seu navegador em comparação com o Chrome – isto sobre plataformas como o Youtube.

 

Em reposta a estas acusações, a Google afirmou recentemente que não realiza mudanças nos seus sites com vista a prejudicar o desempenho dos mesmos sobre navegadores diferentes. Em entrevista ao portal The Verge, a empresa refere que o Youtube não adiciona nenhum código especifico para causar mau desempenho em navegadores diferentes, além de que a empresa trabalha arduamente para corrigir qualquer bug que surja na plataforma o mais rapidamente possível.

 

A empresa afirma mesmo que comunica com as equipas de desenvolvimento de outros navegadores, através de canais oficiais, para resolver qualquer eventual problema e garantir que a plataforma é o mais universal possível.

 

Apesar disso, a Google continua a ser acusada de forçar muitas tecnologias a serem implementadas na Internet, através do navegador Chrome – um dos mais utilizados no mercado. Como exemplo, a adoção do SSL – apesar de ser benéfica – partiu da Google e dos vários incentivos que a empresa realizou para que a tecnologia fosse adotada. Em parte, estas medidas foram impostas por alterações no funcionamento do Chrome e possíveis penalizações em sites sobre os resultados do motor de busca da empresa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech