A rede da empresa hoteleira Marriott sofreu, no final do ano passado, um vazamento de dados de milhares de hospedes que utilizaram a empresa. Este ataque terá levado à obtenção e publicação na Internet de dados pessoais sobre o que se acreditava ser 500 milhões de utilizadores.
No entanto, segundo um recente comunicado da empresa, o ataque pode ter exposto dados pessoais de um volume consideravelmente inferior de pessoas, num total de 5 milhões. Entre os dados roubados encontram-se números de passaportes sem qualquer tipo de encriptação.
A empresa afirma que foram confirmados a existência de 383 milhões de registos que podem ter sido roubados por terceiros, sendo que uma grande parte dizem respeito a clientes em duplicado – ou seja, o mesmo cliente pode conter vários registos dentro da base de dados da empresa, conforme os seus planos de viagens na mesma.
No total, cerca de 5,25 milhões de números de passaporte não encriptados podem ter sido acedidos, além de um conjunto de 20.3 milhões de números de passaportes encriptados – que a empresa garante não serem fáceis de decifrar sem a chave mestra da empresa, que não foi afetada.
A empresa sublinha ainda que irá disponibilizar um meio de contacto direto para permitir que os utilizadores possam verificar se os seus números de passaporte foram afetados pelo ataque, bem como um conjunto de medidas estipuladas para o procedimento nestes casos.
De relembrar que, além da empresa, também o FBI encontra-se a investigar os detalhes deste caso, juntamente com as entidades de diversos outros países onde podem encontrar-se utilizadores afetados.
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