1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

android q logo

 

O Android Q tem vindo a surgir nas últimas semanas em várias versões de teste, e cada vez que surgem novidades do sistema estas parecem ser centradas sobretudo a nível da privacidade dos utilizadores.

 

O portal XDA-Developers, um dos que tem vindo a testar as versões beta do Android Q, revelou recentemente mais um conjunto de funcionalidades que podem ser esperadas na próxima grande versão do sistema.

 

Esta versão irá centrar-se fortemente nas permissões e privacidade dos dados, sendo que uma das funcionalidades em testes passa pela nova lista de permissões, na qual os utilizadores podem aceder a uma lista com todas as apps instaladas no equipamento e quais as permissões exatas que cada uma utiliza. A listagem surge sobre a forma de um gráfico, onde aparece cada uma das permissões e as apps que possuem acesso à mesma. Isto permite ao utilizador filtrar facilmente as apps por determinadas permissões, para identificar qualquer uma que tenha acesso a conteúdos que não deveria.

 

android q permissões

 

Além disso, a configuração apresenta ainda os detalhes sobre quando foi pedida pela última vez acesso a uma determinada permissão, sendo também possível para os utilizadores controlarem se pretendem fornecer a mesma ou não para uma determinada app.

 

lista permissões android q

 

De relembrar que, em versões anteriores de teste ao Android Q, já tinham sido reveladas várias novidades no que respeita ao sistema de permissões. Como exemplo as mensagens SMS irão passar a contar com uma área segura para acesso, irá deixar de ser possível aceder aos conteúdos da área de transferência e irão surgir Ícones na barra de notificações quando uma app estiver a utilizar o sistema de localização, câmara ou microfone do equipamento.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech