A alteração dos servidores DNS de uma ligação é o método mais simples e rápido para se obter um pouco mais de estabilidade e segurança, já para não dizer de privacidade. Apesar de todas as operadoras terem os seus próprios servidores DNS para os clientes, é sempre mais fiável utilizar serviços externos – como os Google DNS e Cloudflare DNS.
No entanto, nem todos possuem os conhecimentos necessários para realizar a mudança destas configurações nos seus sistemas, e é aqui que entra o programa que hoje analisamos.
O “DNSJumper” é um simples programa que, de forma rápida, permite alterar os DNS do sistema para qualquer outro. Todo o processo é realizado por uma interface simples de utilizar, sem necessitar de aceder às definições do sistema ou sequer de saber os IPs a configurar.
O programa conta já com uma lista elevada de DNSs pré-instalados, dos quais o utilizador pode selecionar o que melhor se adapte às suas necessidades. Obviamente, é também possível adicionar, modificar ou configurar qualquer outro IP que se pretenda – para situações onde os DNS pretendidos não estejam na lista padrão, por exemplo.
Este disponibiliza ainda uma ferramenta de teste rápido, que permite identificar quais os DNS mais rápidos para a sua ligação. Apesar de não ser um teste intensivo e que seja, de todo, fiável de garantir sempre os melhores resultados, é uma boa adição para verificar qual o mais recomendado para si.
Por fim, é possível também realizar a limpeza da cache DNS do sistema com o clique de um botão – útil para quando estiver a verificar problemas de DNS, acesso a websites ou caso tenha acabado de realizar a mudança dos mesmos no sistema operativo. Com um clique a limpeza é realizada, num processo que normalmente necessitava de requerer acesso à linha de comandos.
No geral, o DNSJumper é uma excelente aplicação para quem possuam poucos conhecimentos e pretenda, de forma simples e rápida, modificar os DNS do seu sistema. Sem configurações complicadas e apenas em alguns cliques.
Download:
Nenhum comentário
Seja o primeiro!