O Facebook revelou, durante o seu evento F8, um conjunto de novas funcionalidades e melhorias para a rede social, e parece que os grupos também não foram esquecidos.
Segundo a empresa, e tendo em conta a nova interface que também se encontra prevista de chegar à rede social, os utilizadores poderão verificar um acesso mais rápido aos grupos onde se encontrem, além de ser apresentado conteúdo mais personalizado conforme cada gosto.
A nova interface do Facebook conta com um novo botão central dedicado aos grupos, que transporta os utilizadores para uma timeline dedicada e onde irão surgir apenas publicações de grupos onde este se encontre.
A funcionalidade, em base, pretende separar a timeline principal da rede social das existentes para os grupos, tornando assim a experiência de utilização mais linear. Enquanto que a timeline principal será usada para partilhas e mensagens de amigos/familiares, a aba de Grupos irá servir para publicações exclusivas dos mesmos.
Por fim, será também mais fácil partilhar conteúdos dentro de grupos específicos – tal como já o é possível de realizar com amigos e familiares dentro da plataforma. Segundo a rede social, os grupos possuem atualmente mais de 400 milhões de utilizadores ativos.
Por fim, grupos específicos irão também receber novas ferramentas dedicadas para facilitar a criação de conteúdos para os administradores e utilizadores. Como exemplo, um grupo de saúde poderá ter um formulário dedicado para os utilizadores colocarem questões sensíveis de forma privada, enquanto que um grupo de procura de emprego terá ferramentas que irão facilitar a descoberta de novos trabalhos.
A rede social também sublinha que, nos últimos meses, cada vez mais as transmissões em direto tem sido utilizada para a venda de artigos em grupos destinados ao efeito. Como tal, estão também previstas algumas funcionalidades para estas plataformas com vista a facilitar a compra e venda de produtos em direto – incluindo a capacidade de realizar uma compra em tempo real ou colocar questões sobre um produto diretamente.
Todas estas novas funcionalidades devem chegar primeiro à versão do Facebook destinada a aplicações móveis, mas espera-se que seja implementada também na versão web ao longo dos próximos meses.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!