1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

ransomware wannacry

 

Segundo o relatório da empresa de segurança Symantec, o Buckeye – uma organização supostamente ligada ao Ministério da Segurança na China – teria criado a sua própria versão de um exploit aproveitando as ferramentas que pertenciam originalmente à NSA.

 

As informações terão sido obtidas pelo grupo chinês em meados de 2016, quando foi realizado um ataque coordenado à entidade dos EUA. Estes exploits foram depois partilhados publicamente na Internet, em meados de 2017, tendo sido a origem para alguns dos maiores ransomwares a atingirem os utilizadores nesse mesmo ano – como é o caso do ransomware Wannacry.

 

O grupo Shadow Brokers foi um dos responsáveis por, em 2017, ter divulgado as ferramentas dos exploits adquiridos da NSA, e na altura o grupo informou que os mesmos tinham sido obtidos diretamente da agência nos EUA.

No entanto, as informações obtidas agora pela empresa de segurança Symantec apontam que as falhas já seriam do conhecimento das entidades chinesas cerca de um ano antes de se tornarem públicas.

 

Apesar de não se conhecerem muitos detalhes sobre o grupo Buckeye, algumas fontes apontam que este é constituído por alguns dos hackers mais perigosos da China, e trabalham diretamente com o apoio das entidades governamentais chinesas. Caso se confirme que o grupo obteve acesso aos exploits um ano antes destes se tornarem públicos, podem ter sido os primeiros a realizar ataques ao governo norte-coreano e na Rússia.

 

De relembrar que o ransomware WannaCry foi bastante noticiado em 2017, quando chegou à internet em geral e afetou milhares de sistemas por todo o mundo. O ransomware foi alvo de ataque para milhares de sistemas, incluindo alguns associados com entidades governamentais ou empresas públicas de todo o mundo.

Como exemplo, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido foi afetado na altura pelo ransomware, que levou ao bloqueio de milhares de ficheiros associados com a organização.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech