1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

gparted linux 1.0.0

 

Utilizadores de sistemas Linux devem estar habituados a utilizar a aplicação GParted – e até mesmo quem não seja frequentemente utilizador do Linux, já deve ter utilizado esta aplicação em algum momento. O GParted permite realizar facilmente a partição dos discos no sistema, e é uma ferramenta vulgarmente utilizada para a recuperação ou instalação de sistemas.

 

No entanto, existe algo que poucos utilizadores podem ter notado. Durante mais de 14 anos, esta simples e poderosa aplicação manteve-se em versões 0.x – a última versão que se encontrava disponível era a 0.33.0-2. No entanto, recentemente a aplicação atingiu oficialmente a versão 1.0.0, marcando assim um novo marco na sua história.

 

No entanto, para quem esperava mudanças, os criadores da aplicação afirmam que isso não irá acontecer. Apesar de esta atingir agora um valor que a pode ser considerada como “estável”, a aplicação irá continuar a manter o mesmo desempenho que tinha nas builds anteriores.

 

A única diferença encontra-se no facto da nova versão exigir a utilização do gtkmm3, invés do até agora utilizado gtkmm2. Foi também adicionado o suporte ao sistema de ficheiros F2FS e foram corrigidos problemas no que respeita à leitura de discos NTFS.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech