1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Rússia

 

O governo russo já tinha nos planos começar a bloquear o acesso de serviços VPN no pais, e parece que estes planos vão agora começar a ser colocados em prática.

 

Segundo Alexander Zharov, chefe de telecomunicações no pais, o governo possui planos para começar a bloquear a atividade de nove fornecedores de serviços VPN que utilizam tráfego de e para a Rússia, prevenindo assim que os utilizadores acedam a estes mesmos serviços.

Espera-se que a medida comece a ser aplicada dentro do próximo mês.

 

O governo local terá contactado dez empresas fornecedoras de serviços VPN para adicionarem uma lista de sites em blacklist nos seus serviços, mas apenas uma entidade terá respondido ao pedido – a Kaspersky, tendo em conta que é uma empresa russa e poderia, doutra forma, enfrentar problemas mais graves.

 

As restantes empresas visadas acreditam que, com a lista de bloqueio em pratica, o governo poderia aplicar uma maior censura para os utilizadores, e que portanto não irão ser aplicadas nos serviços. A NordVPN, como exemplo, refere que pretende garantir a liberdade de acesso para todos os utilizadores, e aplicar uma blacklist no seu serviço iria contra os termos de serviço da empresa para com os seus clientes.

 

Recentemente, Vladimir Putin assinou uma nova lei que pretende garantir um controlo extra do governo sobre quais os sites internacionais que podem ser acedidos, bem como garantir um maior controlo da Internet local – levando mesmo a possibilidade de criar uma rede interna apenas para a Rússia, e impedir qualquer ligação de e para o exterior.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech