Por esta altura, quem seja utilizador do Google Chrome deve estar ciente das intenções da empresa em mudar a estrutura base de desenvolvimento das extensões para o navegador. Entre as alterações previstas, encontra-se uma que pode influenciar o correto funcionamento das extensões de bloqueio de publicidade, algo que tem vindo a ser criticado como uma forma da Google “limitar” a utilização de adblockers no seu navegador.
Apesar disso, a empresa continua a defender que a medida não pretende ser uma forma de contornar o bloqueio de publicidade aplicado pelas extensões – que, relembrando, a Google obtém uma vasta maioria dos seus lucros das áreas de publicidade.
O Manifest v3 encontra-se previsto de ser implementado nas futuras versões do Chrome, e entre as mudanças encontra-se a forma como as extensões podem aplicar filtros de bloqueio e das requisições sobre o navegador.
Para a Google, esta mudança iria trazer mais segurança, estabilidade e desempenho para as extensões, mas ao mesmo tempo limitaria consideravelmente os filtros que poderiam ser aplicados para bloqueio de publicidade – tornando a grande maioria dos bloqueados de publicidade ineficazes.
A empresa alega ainda que, com este novo Manifesto para extensões, é garantida uma maior privacidade para os dados dos utilizadores – tendo em conta que as mudanças não se restringem apenas à forma como as extensões podem modificar o conteúdo dos sites.
Por fim, a empresa alega ainda que este novo Manifest v3 ainda se encontra numa fase de desenvolvimento, pelo que as medidas a serem aplicadas ainda podem ser alteradas antes do lançamento oficial. A empresa afirma estar a trabalhar com os programadores para fornecer uma solução viável e que funcione para ambas as partes.
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