Os investigadores da IBM revelaram uma nova ferramenta que, através da utilização de Inteligência Artificial, é capaz de detetar casos de cancro da mama com quase um ano de antecedência.
Apesar de a tecnologia ainda estar em desenvolvimento, os investigadores afirmam serem capazes de detetar casos com 87% de taxa de precisão quando comparado com as analises feitas por médicos radiologistas.
Apesar de existirem atualmente métodos de identificar estes casos com recurso a imagens de mamografias e outros registos médicos, a tecnologia da IBM destaca-se por conjugar a analise destes dois métodos num único, fornecendo uma taxa de sucesso consideravelmente superior.
A IBM terá utilizado como base de analise conjuntos de mamografias de vários pacientes anónimos e o seu registo médico associado, o que permite desenvolver a tecnologia com alta precisão e uma elevada taxa de sucesso. Apesar de não substituir um médico credenciado, a tecnologia pode ajudar a identificar casos iniciais de cancro e a iniciar alguns procedimentos médicos.
Como é bem conhecido, casos de cancro podem ter uma taxa mais elevada de sucesso no tratamento quando este é iniciado o mais rapidamente possível. A utilização desta tecnologia pode ajudar em reduzir os casos de cancro da mama e fornece uma “segunda opinião” para os médicos analisarem os seus pacientes.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!