1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft Store

 

A Microsoft Store não é um dos locais mais seguros para descarregar aplicações, apesar de a Microsoft continuar a incentivar a sua utilização. Com uma rápida pesquisa é fácil encontrar falsas aplicações dentro da loja, mas a mais recente tendência parece ser vender aplicações open-source dentro da loja como sendo uma aplicação diferente – e com custos elevados.

 

Esta não é a primeira vez que a pratica se realiza na Microsoft Store. No passado, um conjunto de programadores desconhecidos enviou pacotes de instalação do LibreOffice para a Microsoft Store, com o preço de venda nos 2.99 dólares e sobre alegações que este custo seria para suportar o desenvolvimento do programa – o que não seria verdade.

 

O mais recente caso agora descoberto possui traços similares, sendo que aplicações populares open-source estão a ser vendidas na Microsoft Store como sendo versões “clone”. Entre os nomes encontram-se aplicações como ScreenToGif, PhotoDemon, Captura e OBS Studio.

Por exemplo, a aplicação ScreenToGif encontra-se a ser fornecida sobre o nome “Screen Recorder Plus For Windows 10”, e com um custo total de 1.99 dólares. Existe também uma variante que, apesar de ser gratuita, exige o pagamento de 2.99 dólares in-app para ativação.

 

imagem da microsoft store clone falso

 

Mas o principal problema aparenta encontrar-se da parte da Microsoft, que não toma as devidas medidas para eliminar estes clones da sua loja de aplicações. Quando os programadores originais das aplicações open-source foram contactados, muitos afirmam ter alertado a Microsoft para a situação dos clones existentes na sua loja, e que a empresa não toma as devidas medidas para resolver o problema.

 

Esta situação é algo que pode ser rapidamente verificado com uma pesquisa pela loja de aplicações, onde existem variantes de aplicações populares disponíveis e acessíveis, muitas vezes criadas com o intuito de enganar os utilizadores, apresentarem publicidade excessiva ou simplesmente enganarem os utilizadores finais.

 

Por exemplo, nomes como Putty, Audacity, 7-Zip e AIMP estão disponíveis na Microsoft Store, mas não foram criadas pelos programadores originais destes programas. Tratam-se apenas de versões tradicionais que foram convertidas para apps UWP. Isto pode deixar os programas abertos a possíveis falhas de segurança, uma vez que muitos destes pacotes não são atualizados para as versões mais recentes disponíveis.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech