Faz pouco mais de um mês que a Huawei foi bloqueada por parte do governo dos EUA, o que tem vindo a causar algumas mudanças na empresa. Apesar deste bloqueio, a empresa ainda continua a garantir que irá conseguir continuar a cativar os consumidores, e os números podem mesmo traduzir-se como negativos para a Google no final.
Os atuais dispositivos da empresa no mercado, incluindo algumas unidades que ainda não foram lançadas mas já receberam a certificação da Google, vão continuar a suportar os serviços da Google na normalidade e sem impacto. No entanto, este esclarecimento não é suficiente para impedir que muitos consumidores comecem a procurar alternativas aos dispositivos da marca, com receio de como poderá ser o futuro da mesma.
Os futuros dispositivos da Huawei que não venham a receber certificação da Google devem utilizar o novo sistema operativo da empresa, apelidado de HongMeng OS, deixando de forma qualquer relação com os serviços da Google ou o seu sistema Android. Esta alteração, de acordo com o presidente da Huawei, deverá custar aos cofres da Google uma perda de 30 mil milhões de dólares em receitas.
Além disso, Ren Zhengfei, presidente da Huawei, afirma mesmo que a mudança para um sistema operativo criado pela própria Huawei deve vir a reduzir o numero de consumidores dentro do ecossistema Android, em valores que podem encontrar-se entre os 700 e 800 milhões.
De relembrar que, apesar de o HongMeng OS ainda não ter sido oficialmente confirmado, este tem vindo a surgir em rumores como sendo uma alternativa de peso ao Android. Os rumores mais recentes apontam que, devido à forma como o sistema se encontra desenvolvido, este pode acabar por ser até 60% mais rápido do que versões similares do Android.
Zhengfei continua a afirmar que o objetivo da marca não passa por substituir o Android no mercado dos dispositivos moveis, mas a utilização do seu sistema operativo dedicado – e juntando ainda a popularidade de dispositivos Huawei no mercado – pode vir a causar impacto nos números do sistema da Google.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!