1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook app icone

 

O Facebook revelou ter iniciado um processo judicial contra duas empresas criadoras de aplicações no Android, por utilizarem malware para cliques fraudulentos em publicidade da rede social.

 

As empresas JediMobi e LionMobi foram acusadas pelo Facebook de utilizarem malware nas suas aplicações para Android com vista a realizarem cliques inválidos sobre o sistema de publicidade do Facebook – também conhecido como Audience Network.

Esta plataforma permite que os criadores de apps para dispositivos moveis rentabilizem as mesmas através da apresentação de publicidade. No entanto, a rede social acredita que estas duas empresas criaram apps com malware para adulterarem os cliques realizados na publicidade.

 

Ambas as entidades possuem várias aplicações para Android com um volume bastante elevado de utilizadores ativos, sendo que as aplicações disponíveis variam entre apps de limpeza, poupança de bateria ou calculadoras. As análises de utilizadores na Play Store sobre algumas destas apps também não vão a favor das empresas, apontando a existência de anúncios abusivos e da forma como estes são apresentados dentro do sistema.

 

lionmobi

 

Ironicamente, alguns utilizadores da aplicação de limpeza da LionMobi afirmam mesmo que esta app terá tornado os seus equipamentos mais lentos – o efeito totalmente oposto ao que seria esperado – além de ser apresentada publicidade com conteúdo para adultos.

As aplicações em questão contam com um volume bastante elevado de utilizadores, sendo que também tem vindo a surgir de forma agressiva em publicidade de terceiros.

 

exemplo app fraudolenta

 

O Facebook confirma assim ter banido da sua plataforma de publicidade as apps de ambas as empresas, além de ter reembolsado as agencias de publicidade que podem ter sido afetadas por este esquema. Curiosamente, todas as aplicações destas entidades ainda se encontram disponíveis a partir da Google Play Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech