Um esquema que tinha vindo a surgir numa época em que o Facebook ainda era a “plataforma jovem” da Internet está a surgir novamente em larga escala. Através de contas comprometidas, atacantes estão a enviar mensagens a potenciais vítimas com o objetivo de roubarem os seus dados de login na plataforma, algo que tem vindo a intensificar-se nas últimas semanas.
O esquema é bastante simples: as vítimas recebem uma mensagem pelo Messenger, normalmente de amigos ou familiares que tiveram as contas comprometidas, acerca de um suposto vídeo onde o utilizador se encontra.
Na descrição do vídeo é colocada a questão “és tu neste vídeo?” ou algo similar, de forma a atrair as vítimas. No entanto, quando se acede ao site indicado na mensagem, os utilizadores são apresentados a uma suposta página de login do Facebook.
Esta página nada mais é que uma entrada para o potencial roubo de dados de login da plataforma. Os utilizados podem ser enganados a pensarem que estão a aceder ao Facebook, quando o site em questão é totalmente diferente. Além disso, caso a vítima introduza os seus dados de login, é ainda redirecionada para um site de afiliados ou publicidade abusiva, que pode levar a ainda mais esquemas.
Como sempre, os utilizadores são aconselhados a terem atenção ao conteúdo das mensagens que recebem. Quando estas aparentam ser “estranhas”, mesmo que enviadas por um amigo ou familiar, o recomendado será primeiro analisar se foram realmente enviadas pela pessoa ou não.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!