1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

computador quantico

 

A Google pode ter realizado algumas melhorias consideráveis no desenvolvimento da tecnologia quântica em computadores, ao ponto de ser considerada a maior empresa no desenvolvimento desta tecnologia atualmente no mercado.

 

De acordo com o The Verge, citando documentos internos de uma pesquisa feita pela NASA, a Google terá alcançado o ponto de criar um supercomputador capaz de realizar cálculos virtualmente impossíveis de serem feitos pelos sistemas tradicionais, através do uso de tecnologia quântica. Isto coloca a Google no ponto de dizer que alcançou a “supremacia quântica”, um ponto bastante importante na área da tecnologia quântica de ser alcançado.

 

A Google possui o seu supercomputador quântico “Sycamore” de 53-qubit, que segundo o estudo foi capaz de realizar um conjunto de cálculos matematicamente exigentes em apenas três minutos e 20 segundos, de forma a determinar que um sistema gerador de números aleatórios era realmente aleatório.

Como comparação, os mesmos cálculos realizados sobre o supercomputador “Summit”, atualmente o mais rápido à face da terra, teriam demorado mais de 10 000 anos a serem realizados!

 

Segundo os autores da pesquisa, esta experiência realizada pela Google marca o primeiro sucesso da empresa na realização de cálculos através de sistemas quânticos. No entanto, estas informações também têm vindo a causar alguma controvérsia no mercado, sobretudo com empresas rivais que também estão a desenvolver as suas próprias soluções de computadores quânticos.

 

Dario Gil, investigador chefe da IBM, afirma que as declarações da Google, além de falsas e sem fundamento, são simplesmente erradas. Isto porque o executivo revela que o “Sycamore” foi desenvolvido para realizar especificamente um cálculo através do uso de sistemas quânticos, e não para uma utilização mais generalizada.

O ponto central aqui será onde todas as entidades consideram que um sistema foi realmente capaz de realizar ou não um cálculo quântico com sucesso – e que não seja capaz de ser reproduzido por outros sistemas atualmente existentes. Para a Google, isso foi alcançado com o “Sycamore”, mas para a IBM a visão é ligeiramente diferente – já que o mesmo sistema quântico não realiza outros cálculos.

 

Seja como for, não existem dúvidas que o sistema da Google foi capaz de alcançar um marco importante no mercado, com o primeiro cálculo matemático do género a ser realizado. Ainda assim, a tecnologia possui um grande desenvolvimento pela frente, e ainda estamos a largos anos da mesma ser integrada no dia a dia dos utilizadores para benefício dos mesmos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech