1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

telemóvel e mensagens sms

 

Nas últimas semanas parece que tem vindo a ser identificado um aumento no número de SMS's fraudulentas que têm vindo a circular pela rede. Apesar de não se conhecer a origem em concreto, cada vez mais surgem casos de utilizadores que tem vindo a receber mensagens de números desconhecidos, a indicarem para um número crescente de empresas e para os mais variados fins.

 

De acordo com os relatos facilmente encontrados pelas redes sociais, uma das empresas mais visadas neste esquema será a Worten, onde os utilizadores recebem uma mensagem supostamente em nome da empresa a informar para uma atualização de dados ou verificação de segurança, juntamente com um link para um site externo.

Ao aceder a este link os utilizadores poderão, inadvertidamente, fornecer permissão para o registo em serviços de valor acrescentado – em alguns casos sem que cheguem sequer a ter conhecimento disso.

 

O esquema parece estar a aumentar para abranger outros nomes também, como é o caso do Netflix, onde os utilizadores recebem mensagens a informar que a conta foi desativada por falha de pagamento – e a requerer mais informações, novamente para um link desconhecido.

 

esquema Netflix sms

 

Como sempre os utilizadores devem ter atenção às mensagens recebidas, sobretudo quando estas forem de fontes desconhecidas ou não tenham intenções claras sobre o que se pretende. Nenhuma empresa irá contactar para sites de terceiros a requerer qualquer informação pessoal, número de telefone ou a pedir a instalação de apps, pelo que deve ter atenção a qualquer atividade suspeita neste sentido.

Caso suspeite que se encontra a ser alvo do esquema, e ativou inadvertidamente um serviço de subscrição automático, deverá contactar imediatamente a sua operadora, que irá conseguir cancelar o mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech