O mercado das telecomunicações encontra-se a entrar numa nova fase, com a chegada das novas redes 5G. Vários países encontram-se na corrida para serem os primeiros a lançar uma solução viável para este género de redes em larga escala – e sem duvida que a corrida é atualmente liderada pela China e os EUA.
No entanto, um vencedor parece estar a destacar-se, com o anuncio vindo da china que uma das maiores redes 5G atualmente existentes já se encontra em completo funcionamento.
AS três maiores operadoras de telecomunicações chinesas uniram-se para partilharem as suas redes e acelerarem o processo de implementação do 5G no pais, o que está a resultar agora na chegada da maior rede 5G existente no mundo.
Um dos motivos pelo qual a China terá começado a investir mais em redes 5G poderá ter estado na pressão por parte dos EUA. Ao longo dos últimos meses os EUA têm feito os possíveis para atrasar a implementação de redes 5G na China, com vista a poderem alcançar o feito de terem sido os primeiros a lançar uma solução comercial fiável para a tecnologia.
Porém, esta pressão também terá sido um dos motivos que levou as operadoras chinesas a unirem-se para conseguirem lançar as suas soluções antes de outros países, incluindo os EUA. Atualmente os principais centros de cidades na China já possuem suporte a redes 5G, onde se destaca as cidades de Xangai e Pequim. Até finais de 2020 espera-se que a rede seja alargada para mais de 50 mil postos de distribuição 5G espalhados pelo continente.
Esta é a primeira vez que a China encontra-se na vanguarda das tecnologias de comunicações, e certamente que será benéfico para empresas como a Huawei, Xiaomi e ZTE, que agora poderão começar a investir largamente na tecnologia sobre os seus produtos e possuem mais vantagens face a empresas noutros continentes.
Tim Hatt, chefe de pesquisa da GSMA Intelligence, afirma que até finais de 2025 mais de 35% dos consumidores terão migrado para soluções baseadas em redes 5G.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!