1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

IP internet

 

Estava previsto à algum tempo e finalmente aconteceu: a Internet deixou de ter mais endereços IPv4 disponíveis publicamente. A RIPE NCC anunciou que, a partir de hoje, todos os endereços IPv4 foram atribuídos e deixa de ser possível reservar novos blocos do mesmo.

 

De acordo com a entidade, o bloco final /22 de IPv4 foi entregue, deixando assim de existir mais IPs disponíveis publicamente para as entidades registarem. Todos os blocos fazem agora parte das respetivas empresas, e podem apenas ser utilizadas pelas mesmas.

Isto não será uma surpresa, tendo em conta que a comunidade e os administradores de sistemas já esperavam que o bloco final estivesse próximo de ser atribuído com vários anos de antecedência – mas a marca é agora atingida.

 

Apesar de os endereços IPv4 terem chegado oficialmente ao fim, a empresa afirma que ainda se irá manter atenta para tentar recuperar IPs que tenham ficado perdidos ou caducados ao longo dos tempos, ou como forma de recuperar endereços de empresas que já encerraram as suas atividades ou não necessitam dos mesmos.

No entanto, estas recuperações serão em pequeno número e não satisfazem certamente todas as necessidades das empresas para o futuro. Como tal, o progresso para o IPv6 é algo que certamente todos estão a desejar.

 

Apesar de a implementação do IPv6 ter vindo a aumentar ao longo dos anos, esta ainda se encontra longe de atingir todos os utilizadores. Existem muitas redes que continuam a funcionar unicamente em IPv4, sem suporte para novos endereços de IPv6.

Além disso, a entidade também alerta para que a atribuição de endereços IPv6 deve ser realizada de forma cuidada, apesar de existirem em número consideravelmente mais elevados que os IPv4.

 

No futuro, e caso não exista controlo sobre o fornecimento de IPs na versão 6, existe a possibilidade de se verificar novamente uma exaustão dos mesmos, sobretudo tendo em conta que cada vez mais existem dispositivos ligados à Internet e à Internet das Coisas, o que eleva consideravelmente as necessidades dos administradores de sistemas para novos IPs.

 







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech