1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

USB carregador

 

Praticamente todos os smartphones existente carregam-se através de ligações USB, e uma tendência que tem vindo a ser bastante vulgar passa por disponibilizar meios públicos para carregamento dos dispositivos.

 

Em vários locais hoje em dia é possível encontrar estações de carregamento para os dispositivos, que garantem uma carga adicional para quando se tenha esquecido do carregador. No entanto, existe também um risco associado com isto – afinal, as portas USB não servem apenas para carregamento, mas também para transferência de dados.

 

Conhecido como ataque “Juice Jacking”, este consiste em aproveitar postos de carregamento públicos com entradas USB para recolher informações dos dispositivos que neles sejam ligados, ou instalar malware diretamente.

A pratica tem vindo a ser cada vez mais vulgar, ao ponto de várias autoridades terem começado a aconselhar os viajantes a utilizarem outros métodos mais seguros para carregarem os seus equipamentos – algo que nem sempre é possível.

 

Para evitar isso, a empresa Syncstop desenvolveu o que será efetivamente um protetor para entradas USB, e o  nome do mesmo não deixa dúvidas disso. O “USB Condom”, ou traduzindo para “Preservativo USB”, coloca-se entre a entrada USB pública e o cabo de ligação ao smartphone, e efetivamente protege o dispositivo de todas as tentativas de acesso aos dados do mesmo.

 

usb condom

 

O funcionamento do dispositivo é relativamente simples: corta as ligações da entrada USB relativamente à transferência de dados, deixando apenas as necessárias para a passagem de energia. Conta ainda com algumas proteções adicionais, mas a ideia base será cortar todas as ligações de dados das entradas USB, sem que se tenha de modificar diretamente os cabos de carregamento.

 

Este encontra-se disponível por cerca de 5 dólares em vários revendedores, tendo sido uma das primeiras soluções do género oferecidas no mercado. No entanto existem atualmente várias outras alternativas ao mesmo, com preços similares, e que fornecem o mesmo género de protecção - até mesmo cabos dedicados para carregamento com as entradas de dados desactivadas. Se viaja muito e utiliza postos de carregamento públicos, este é um bom acessório a incluir na sua mala...

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech