1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

totok

 

A aplicação ToTok – não confundir com a app de rede social do TikTok – teve nos últimos meses uma forte adesão por parte de vários utilizadores a nível mundial. A aplicação é basicamente uma app de mensagens para os utilizadores poderem compartilhar conteúdos mais facilmente, tendo ganho atenção da comunidade nos Emirados Árabes Unidos, depois de outras apps similares – como o Skype e Messenger – terem sido bloqueadas pelas autoridades de realizar certos tipos de chamadas de voz e vídeo.

 

A aplicação tinha vindo a ganhar cada vez mais utilizadores, ao ponto de se começar a tornar popular também nos EUA e Reino Unido. No entanto, começou recentemente a ser descoberto que a aplicação terá sido criada pelas autoridades Emirados Árabes Unidos como forma de recolher informações dos utilizadores numa escala mundial.

 

De acordo com o portal New York Times, a ToTok foi criada pelas autoridades dos Emirados Árabes Unidos como forma de fornecer informações sobre milhares de utilizadores que se encontram registados na app, sendo esses dados recolhidos e armazenados para uso das autoridades locais.

 

O grande destaque desta aplicação encontra-se na sua capacidade de realizar ligações VOIP em locais onde tal não é tradicionalmente possível – como os próprios Emirados Árabes Unidos. Com isto, muitos utilizadores começaram a adotar a aplicação para este género de comunicações, uma vez que soluções como o Skype ou Messenger não eram possíveis de ser utilizadas.

 

No entanto, de acordo com as descobertas do investigador Patrick Wardle, a aplicação recolhe informação dos utilizadores registados na mesma, enviando esses dados para servidores em controlo das agências de inteligência dos Emirados Árabes Unidos. Esses dados ficam depois armazenados para os mais variados fins.

 

A empresa “Breej Holding”, que é atualmente a listada como sendo criadora da app, deverá ser uma empresa fachada para o grupo DarkMatter, uma empresa sediada nos Emirados Árabes Unidos e que é bem conhecida pelas suas ligações com o governo local, e a sua recolha massiva de informação sobre os utilizadores online.

 

Apesar de nenhuma das empresas responsáveis pela criação da aplicação ter respondido aos comentários, tanto a Apple como a Google removeram a aplicação das suas respetivas lojas, pouco tempo depois de a investigação ter sido tornada publica.

Se era um utilizador desta app, recomenda-se que proceda com a sua eliminação o mais rapidamente possível.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech