1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

malware android

 

O malware para dispositivos móveis tem vindo a encontrar novas formas de infetar o máximo de sistemas possíveis, mesmo que a Google tenha também vindo a investir bastante em melhorar o seu sistema de segurança do Google Play Protect.

 

No entanto, de acordo com a descoberta dos investigadores de segurança da empresa Kaspersky, foi recentemente identificado um novo malware para Android que, uma vez instalado nos dispositivos, procede com a desativação do serviço de segurança da Google, além de realizar diversas outras atividades maliciosas no mesmo.

 

De acordo com os investigadores, o malware mascara-se como sendo uma aplicação do sistema ou atualização. Uma vez instalado este procede com a desativação do Google Play Protect no dispositivo, passando depois a enviar falsos reviews para apps dentro da Play Store, instalar aplicações de terceiros, apresentar publicidade abusiva além de também ter a capacidade de aceder a todos os dados guardados no dispositivo.

Para este fim a aplicação abusa das suas permissões de acesso aos serviços de Acessibilidade do sistema, uma prática que não é incomum de se verificar em malwares deste género.

 

mapa do malware em uso

 

O malware aparenta encontrar-se mais ativo na Rússia, onde a sua propagação também tem sido mais intensificada. Em segundo lugar encontra-se disponível no Brasil e na Índia. Apesar de estes serem os países com maior incidência deste malware, a verdade é que pode afetar praticamente qualquer dispositivo a nível mundial.

 

Tendo em conta que este malware possui acesso aos serviços de Acessibilidade, pode realizar praticamente qualquer atividade dentro do sistema que requeira interação dos utilizadores, e algumas das que foram verificadas pelos investigadores serão a escrita de reviews falsas em diversas apps dentro da Play Store, bem como acesso a apps descarregadas de terceiros e criação de contas falsas utilizando os dados de perfil do Facebook e da Google das vitimas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech