1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Play Protect

 

Em tempos a Google começou a disponibilizar o Google Play Protect como uma alternativa para os antivírus no Android. Este sistema pretendia ser uma solução de segurança integrada com a Google Play Store, e acessível em qualquer dispositivo Android mais recente no mercado.

 

No entanto, ao longo dos anos, os testes têm vindo a demonstrar que esta ideia da Google está longe de ser uma realidade. E mais uma vez, os testes independentes também confirmam isso.

 

De acordo com a empresa AV-Test, o Google Play Protect continua a demonstrar-se como uma das soluções mais fracas na deteção de malware. De quase 20.000 aplicações maliciosas colocadas em teste, a solução da Google foi capaz de identificar menos de um terço das mesmas como malware.

 

O teste feito pela empresa teve a duração de seis meses, período durante o qual foram realizados testes continuados a malware no mercado – desde aplicações conhecidas como malware a possíveis apps maliciosas mas desconhecidas.

Os testes demonstram que das 15 soluções de segurança testadas, a oferta da Google continua a ser uma das piores – ao ponto de ser totalmente inútil. Até mesmo a app pior classificada da tabela que não sendo da Google teve resultados consideravelmente acima da oferta da Google.

 

testes de malware android

 

O resultado parece ser claro: a Google Play Protect está longe de ser uma solução contra malware no Android. A oferta da Google, apesar de se encontrar disponível gratuitamente na Play Store e para todos os dispositivos Android no mercado, e da Google indicar que milhões de apps são analisadas todos os dias, a segurança que fornece é idêntica a não ter nada para proteger.

 

Pior ainda, a Play Protect identificou mais de 70 aplicações de um leque de 10.000 como sendo maliciosas, quando não o eram – resultando num elevado volume de falsos positivos.

Por entre as melhores da tabela, e com uma taxa de deteção de malware na casa dos 100%, encontram-se as ofertas da Bitdefender, G DATA, McAfee, NortonLifeLock e Trend Micro.

 

teste de deteção de malware no android

 

Curiosamente, os resultados da Google são melhores do que os anos anteriores, onde a aplicação obteve 37% de deteção de malware em mais de 3300 apps maliciosas testadas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech