1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

grindr

 

Algumas das aplicações de encontros mais utilizadas em dispositivos moveis na atualidade estão a ser acusadas de partilharem informação pessoal dos seus utilizadores num formato “irresponsável” e potencialmente em violação de algumas normas de segurança.

 

De acordo com um estudo realizado pelas autoridades da Noruega, Grindr, OKCupid e Tinder estão a realizar a partilha de diversa informação sensível dos seus utilizadores num formato irresponsável, e que pode colocar em risco a privacidade e segurança dos mesmos.

 

Como exemplo, a aplicação Grindr tem vindo a sublinhar que não partilha informações pessoais como o estado do HIV dos utilizadores com empresas de analise no mercado, mas ainda continua a partilhar outras informações, como é o caso dos nomes, locais GPS que os encontros ocorrem, entre outros, informação que pode permitir identificar rapidamente utilizadores da comunidade LGBT.

No caso do OKCupid a partilha de dados inclui ainda o histórico sobre uso de drogas e outras substancias ilegais, que são enviadas para uma empresa de analise do mercado.

 

O relatório do estudo aponta ainda o dedo a várias grandes empresas de tecnologia no mercado, sobretudo ao Twitter MoPub, por utilizar informação agregada destas aplicações para os anunciantes da plataforma poderem direccionar os seus anúncios. O MoPub partilha informações com mais de 160 parceiros, e as autoridades consideram que é praticamente impossível para os consumidores terem controlo total sobre os dados que são enviados para as mesmas.

 

Este estudo analisou também os dados recolhidos por algumas outras aplicações não relacionadas com encontros. Por exemplo, a aplicação Clue para gestão do período, que normalmente não especificam o género de informação que está realmente a ser recolhida nem dão um controlo concreto aos utilizadores para o que pode ou não ser partilhado. Muitas vezes essa informação encontra-se apenas “oculta” sobre documentos longos e extensos, com termos complicados para os consumidores em geral, bem como o processo de evitar a partilha dessa informação exige o contacto direto com as empresa a requerer o mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech