1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Google chrome

 

Para garantir um pouco mais de privacidade para os utilizadores, e para tornar a internet um local mais “limpo”, a Google pode ter planos de alterar a forma como o Chrome apresenta o seu User Agent aos sites que são visitados.

 

Os User Agent são pequenas linhas de texto que identificam o navegador utilizado no acesso aos websites. Esta informação é muitas vezes utilizada pelos websites para apresentarem conteúdo relevante para os utilizadores e para o navegador que utilizam, mas nos últimos tempos tem vindo também a ser colocados em destaque por serem uma forma de obter mais dados dos utilizadores na sua navegação – visto que estes incluem o navegador que se encontra a ser utilizado, a versão do mesmo e até o sistema operativo.

 

Ao longo do tempo, a estrutura destes User Agent também tem vindo a ficar confusa, deixando de se integrar apenas com um navegador especifico. Por exemplo, no caso do Chrome 79.0.3945.117, o user agent que se refere ao mesmo é o seguinte: Mozilla/5.0 (Windows NT 10.0; Win64; x64) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/79.0.3945.117 Safari/537.36

 

user agent brave

 

Esta informação pode também ser utilizada por algumas partes para identificar utilizadores específicos, uma vez que pode-se obter bastante informação apenas com esta pequena linha de código. Com isto em mente, a Google pode agora ter planos de deixar de lado os User Agent no Chrome e passar a utilizar uma tecnologia conhecida como “UA Client Hints”.

 

De acordo com o programador Yoav Weiss, da equipa de desenvolvimento do Chrome, a proposta passa por adotar a nova tecnologia para ainda permitir que os websites possam identificar algumas informações do sistema utilizado pelo visitante, mas sem comprometer a privacidade dos mesmos. O User Agent seria colocado num valor “padrão” para o navegador, e invés disso o Chrome passaria a utilizar os pedidos UA Client Hints para identificar algumas das partes do sistema.

 

As UA Client Hints são enviadas em todos os pedidos feitos pelo navegador para os websites, que depois podem ser utilizados pelos websites para identificar os navegadores e sistemas. Além disso, os navegadores poderiam passar a adotar uma nova definição que permita ou não o envio destes dados, com cada website que pretenda aceder aos mesmos a ter de validar a informação primeiro – ou seja, dando mais controlo aos utilizadores sobre se essa informação deve ou não ser partilhada com o website que se tenta aceder.

 

Apesar de ainda ser uma proposta em analise, acredita-se que as mudanças possam vir a surgir com a versão 83 do Chrome, onde seria implementado o bloqueio padrão do User Agent. A utilização por defeito das UA Client Hints seria aplicada no Chrome 85.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech