A maioria das grandes empresas da tecnologia já utilizam alguma forma de energia renovável para fornecer a eletricidade aos vários servidores. O Facebook é um exemplo disso mesmo, que utiliza uma elevada quantidade de energia renovável para os seus servidores.
E a Google pretende agora também deixar a sua pegada ecológica mais em destaque, tendo revelado que irá passar a utilizar 100% de energia renovável em 2017. A empresa pretende, desta forma, abandonar o uso de qualquer combustível fóssil para o fornecimento de energia aos vários datacenters que possui.
De acordo com o comunicado da empresa, anualmente é necessária imensa energia elétrica para manter todos os serviços operacionais, não apenas nos servidores mas também nos diversos escritórios, e é nestes pontos que a empresa se pretende focar.
Atualmente a empresa já utiliza cerca de 2.6 gigawatts de energia 100% renovável, e o objetivo passa por alargar este consumo a ainda mais serviços, datacenters e escritórios no início de 2017. A Google também pretende, desta forma, ultrapassar alguns concorrentes no mercado.
Apesar de empresas como a Amazon, Facebook e Apple fazerem uso elevado de energias renováveis, ainda não alcançam o título de 100% desta utilização, algo que a Google pretende atingir no próximo ano.
Fonte Google Blog
Nenhum comentário
Seja o primeiro!