1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

malware android

 

Se existem razões para quem tenha um smartphone antigo baseado no Android realizar um upgrade, sem duvida que a segurança é um forte motivo. Cada vez mais o malware para Android tenta explorar falhas que só existem em versões antigas do sistema, e como tal em dispositivos que ainda tenham as mesmas.

 

Nem todos os fabricantes lançar as mais recentes versões do Android para os seus dispositivos – sobretudo os mais antigos – o que deixa um grande número de equipamentos vulneráveis a ataques. É neste ponto que malware Android.Xiny pretende explorar, sendo potencialmente danoso para equipamentos em versões antigas do Android.

 

O Android.Xiny foi inicialmente descoberto pelos investigadores em 2015, mas recentemente voltou a surgir em força na internet, com o objetivo de infetar ainda mais dispositivos. De acordo com a empresa de segurança Dr.Web, o malware tem vindo a surgir em novas variantes que pretendem atacar dispositivos com versões antigas do Android instaladas.

 

Uma vez instalado num dispositivo com versões antigas do Android, o Android.Xiny é capaz de infetar ficheiros críticos do sistema e de se replicar dentro do mesmo, sendo extremamente difícil a sua remoção. O malware começa por tentar obter privilégios root para atacar ficheiros do sistema, o que torna a sua remoção bem mais complicada.

O malware encontra-se criado para infetar sistemas com o Android 5.1 ou inferior, e apesar de ser uma versão algo antiga do sistema, é importante referir que ainda existem muitos equipamentos com este sistema no mercado – e potencialmente vulneráveis.

 

De acordo com os investigadores, o malware não pode ser facilmente removido uma vez instalado, nem mesmo com o reset completo do sistema. Uma vez que este afeta os ficheiros base do sistema Android, nem mesmo o reset remove completamente o malware. A única forma de garantir a segurança passa por reinstalar completamente a ROM do sistema no equipamento.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech