1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

avast logo

 

A empresa de segurança Avast encontra-se a ser acusada de vender informações sobre os seus utilizadores a empresas como a Google, Home Depot, Microsoft e Pepsi. Esta foi a conclusão que chegou uma investigação realizada pelo portal Motherboard e PCMag, que verificaram estar a ser recolhida e vendida vária informação pessoal dos utilizadores de programas da Avast e dos serviços da entidade.

 

Em causa encontra-se os dados que são recolhidos pela empresa sobre o uso dos programas e serviços da entidade, que são rescritos para eliminar qualquer identificação dos utilizadores a que dizem respeito, para depois serem fornecidos à empresa Jumpshot.

 

Por sua vez, a empresa Jumpshot procede com a venda dessa informação para várias entidades terceiras para fins de analise e publicidade. Apesar de a Avast requerer que os utilizadores autorizem explicitamente a recolha destas informações, a maioria que se encontrava a fornecer a mesma desconhecia que os dados estavam a ser fornecidos à entidade Jumpshot para posterior venda.

 

A informação recolhida inclui dados como os sites navegados, pesquisas feitas  no Google, atividades no Google Maps e outros detalhes considerados como “sensíveis”, ao ponto de existirem mesmo dados sobre os sites e conteúdos acedidos em determinados domínios relacionados com pornografia online. Toda esta informação é recolhida pela Avast e dados considerados como privados são supostamente removidos antes de serem fornecidos à empresa Jumpshot, no entanto alguns investigadores acreditam que ainda é possível obter-se alguma informação pessoal dos dados recolhidos.

 

Apesar de ser realizada a remoção automática de muitos detalhes destes dados recolhidos, existe sempre uma forte possibilidade que alguma informação identificável acabe por ser partilhada incorrectamente, a qual pode permitir a terceiros identificar utilizadores específicos através destes dados.

 

Esta não é também a primeira vez que a Avast verifica problemas relacionados com a recolha abusiva de dados pessoais dos utilizadores. Ainda de forma recente as suas extensões para o navegador Chrome e Firefox foram removidas das respetivas lojas por alegadamente recolherem os hábitos de navegação dos utilizadores, enviando os mesmos para os servidores da empresa para posterior análise.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech