1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

avast logo

 

A empresa de segurança Avast encontra-se a ser acusada de vender informações sobre os seus utilizadores a empresas como a Google, Home Depot, Microsoft e Pepsi. Esta foi a conclusão que chegou uma investigação realizada pelo portal Motherboard e PCMag, que verificaram estar a ser recolhida e vendida vária informação pessoal dos utilizadores de programas da Avast e dos serviços da entidade.

 

Em causa encontra-se os dados que são recolhidos pela empresa sobre o uso dos programas e serviços da entidade, que são rescritos para eliminar qualquer identificação dos utilizadores a que dizem respeito, para depois serem fornecidos à empresa Jumpshot.

 

Por sua vez, a empresa Jumpshot procede com a venda dessa informação para várias entidades terceiras para fins de analise e publicidade. Apesar de a Avast requerer que os utilizadores autorizem explicitamente a recolha destas informações, a maioria que se encontrava a fornecer a mesma desconhecia que os dados estavam a ser fornecidos à entidade Jumpshot para posterior venda.

 

A informação recolhida inclui dados como os sites navegados, pesquisas feitas  no Google, atividades no Google Maps e outros detalhes considerados como “sensíveis”, ao ponto de existirem mesmo dados sobre os sites e conteúdos acedidos em determinados domínios relacionados com pornografia online. Toda esta informação é recolhida pela Avast e dados considerados como privados são supostamente removidos antes de serem fornecidos à empresa Jumpshot, no entanto alguns investigadores acreditam que ainda é possível obter-se alguma informação pessoal dos dados recolhidos.

 

Apesar de ser realizada a remoção automática de muitos detalhes destes dados recolhidos, existe sempre uma forte possibilidade que alguma informação identificável acabe por ser partilhada incorrectamente, a qual pode permitir a terceiros identificar utilizadores específicos através destes dados.

 

Esta não é também a primeira vez que a Avast verifica problemas relacionados com a recolha abusiva de dados pessoais dos utilizadores. Ainda de forma recente as suas extensões para o navegador Chrome e Firefox foram removidas das respetivas lojas por alegadamente recolherem os hábitos de navegação dos utilizadores, enviando os mesmos para os servidores da empresa para posterior análise.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech