1. TugaTech » Internet e Redes » Duvidas e Ajuda de Redes e Internet
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Empty Dúvida sobre VPN - é mais seguro? - Qua 11 Mar 2020 - 11:36

Nuno_Gomex

Avançado

Boas companheiro! Estou a necessitar de mais umas dicas do guru da informática wink

Tenho lido bastante acerca de VPN pois gosto de ter a minha rede o mais seguro possível mas o que se encontra na internet é, muitas vezes, dúbio e contraditório. Hoje em dia toda a gente fala em VPN para se manter a nossa rede mais segura e menos propícia a hackers e afins. Se considero que a nível de anti-vírus/firewall estou bem servido (Windows Defender + Bitdefender Total Security), já no que toca a VPN sou um pouco leigo acerca dos prós e contras desta temática. Do que li, encontram-se testemunhos e reviews dizendo que as VPN são essenciais hoje em dia, como se encontra que as VPN são um perigo, quando utilizadas em redes domésticas (como é o meu caso), pois acede-se a contas de email e sites de instituições bancárias, o que nos torna e coloca completamente à mercê de nos conseguirem "apanhar" os nossos dados pessoais...

 

Qual é a tua opinião? Já sabes que gosto sempre de te consultar...sad

#2Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Empty Re: Dúvida sobre VPN - é mais seguro? - Qua 11 Mar 2020 - 13:07

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

 

Existem muitos pontos a ter em consideração.

Por norma, a VPN será algo recomendado para quem pretenda um pouco mais de privacidade durante a ligação, garantindo um pouco mais de segurança na transmissão de dados.

 

Dito isto, existem algumas coisas a ter em conta face ao que referiu.

Primeiro, se está a utilizar a ligação domestica, não deve estar com a  ideia que a operadora pode aceder aos seus dados - porque não podem e isso seria ilegal. Eles podem saber os sites que tecnicamente visita, mas não os dados que está a enviar para os mesmos.

 

A VPN pode ajudar a limitar o que a operadora "vê", já que o tráfego está encriptado. Por si só, ter uma VPN não garante mais segurança - de nada adianta, por exemplo, se o seu computador já estiver infetado à partida. Mas ajuda a garantir mais privacidade. Mas ajuda em situações como as de aceder em locais "desconhecidos" - redes publicas de Wi-fi, por exemplo. Pode também ajudar a limitar o que os sites sabem sobre si - tracking.

 

Por outro lado, deve ter atenção ao fornecedor de VPN que escolhe. Deve lembrar-se que, tal como sem uma VPN a sua operadora sabe o que visita, com uma VPN está a enviar diretamente esses dados para os servidores de outra empresa. Ou seja, deve escolher uma entidade que seja conhecida por não registar os dados - no logs.

Doutra forma, de pouco adianta.

Por isso mesmo é que VPNs gratuitas não são as melhores escolhas - veja mais aqui: https://tugatech.com.pt/t25604-vpns-gratuitas-um-perigo-escondido-com-promessas-de-seguranca

 

E já nem entro também na questão que, por muitas VPNs que utilize, deve sempre ter cuidado no que acede e para onde envia dados.

 

Em resumo: garante mais segurança e privacidade, mas não deve basear-se apenas nisso para a "segurança digital" Smile

 

Cumps


____________________________________________

Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Tugatechuserbar
Dúvida sobre VPN - é mais seguro? 3
Dúvida sobre VPN - é mais seguro? 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#3Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Empty Re: Dúvida sobre VPN - é mais seguro? - Qua 11 Mar 2020 - 23:21

Nuno_Gomex

Avançado
Nesse caso a questão que se coloca é a seguinte:
Para um tipo de utilização e navegação normal desde consultar emails, ver o extrato bancário e fazer alguns pagamentos online, jogar em rede, transferir uns torrents e downloads, é aconselhável ter uma VPN ou não?
Entre o deve e o haver quem fica mais protegido? A pessoa que utiliza para tudo isto uma VPN ou aquela que apesar de ter alguma cautela e precaução não tem nenhuma VPN instalada?

#4Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Empty Re: Dúvida sobre VPN - é mais seguro? - Qua 11 Mar 2020 - 23:38

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Não basta ver isso...

De onde está a aceder? Utiliza redes publicas? Além da segurança, também está preocupado com a privacidade nos sites que visita?

 

Na parte do aceder a email e banco, a menos que esteja numa ligação insegura - pública por exemplo - não terá problemas sem utilizar VPN.

Torrents? Possivelmente se for algo ilegal, VPN garante mais proteção de ser identificado como a origem.

Downloads? Novamente, algo ilegal, VPN fornece mais proteção.

Utiliza wifis públicos? Então necessita de uma VPN.

 

Agora, para tarefas do dia a dia, e a menos que seja realmente paranoico sobre privacidade, não é obrigatório uma VPN. Tecnicamente sim, quem utiliza uma VPN está mais seguro do que quem não utiliza, porque basicamente está a ocultar toda a sua atividade online de quem lhe fornece internet. Agora isso compensa em casa? Provavelmente não...

 

Depois disso, VPN é apenas uma ligação a partir de outro ponto. Veja como sendo que invés da ligação ser fornecida pela sua operadora, é fornecida pela fornecedora da VPN. 

De nada protege contra roubos de dados em sites que introduza, roubos de senhas em leaks, ou de aceder a sites maliciosos - e tão pouco de downloads de malware.

 

Protege, no entanto, os sites de saberem que a ligação foi feita "por si", o que entra na parte da privacidade.

Também entra na parte da privacidade o facto se tiver receio que as operadoras podem monitorizar toda a sua atividade online - deve passar esse receio para a parte da VPN que vai escolher, porque passa da operadora para esse ponto afinal Razz

 

é um tema complicado, que tem de ver é com o seu uso da internet e do que pretende considerar "privado" ou não.


____________________________________________

Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Tugatechuserbar
Dúvida sobre VPN - é mais seguro? 3
Dúvida sobre VPN - é mais seguro? 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#5Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Empty Re: Dúvida sobre VPN - é mais seguro? - Sáb 14 Mar 2020 - 12:57

Nuno_Gomex

Avançado
Obrigado pelos esclarecimentos, já estou bem mais elucidado! Nesse caso, não me parece essencial, para o meu caso particular, instalar uma VPN...explico-lhe as razões e veja se concorda:

1º - A navegação é feita maioritariamente em casa e aí significa que posso utilizar a minha rede wi-fi privada. Os portáteis e desktop são utilizados quase sempre em casa através da rede doméstica. A única vantagem poderia ser na altura em que faço alguns downloads ou descarrego torrents mas isso é esporádico e não é feito tão regularmente como aceder ao email ou ao site do banco.

2º - Quanto ao "receio" da operadora poder ver tudo o quer faço, julgo que estou minimamente seguro pois, para além de não cometer atividades ilícitas ou ilegais, tenho o router da operadora em modo bridge e um da TP-LINK a fazer o trabalho principal. Estarei protegido?

3º - Das suas recomendações, verifico que talvez apenas fosse importante ter uma VPN no smartphone mas aí não descarrego nenhum torrent e os downloads são ainda em menor escala do que aqueles que faço nos portáteis ou no desktop. Tenho o cuidado de apenas consultar a minha conta de email quando estou ligado através dos dados móveis da operadora e quando estou a utilizar alguma rede wi-fi pública, apenas consulto sites de notícias/informação e nada de pessoal como redes sociais, email, dados bancários, etc).

O que lhe parece e qual é a sua opinião, tendo em conta o tipo de utilização?

#6Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Empty Re: Dúvida sobre VPN - é mais seguro? - Sáb 14 Mar 2020 - 13:22

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

indo pelos pontos que indicou:

 

1- Se tudo estiver seguro, não existe muita necessidade. Não é uma rede em que vá ter, à partida, alguém a monitorizar a atividade ou de "alto risco". Tem o controlo da sua parte.

 

2- Depende do que considera "protegido". A operadora continua a poder ver tudo o que faz da internet - isso não é protegido, é privacidade - independentemente de ter um router secundário ou não. Está a utilizar a ligação deles, portanto - teoricamente - podem ver tudo. O mesmo com a VPN, so que ai a operadora não consegue "ver" o conteúdo porque está encriptado até ao servidor da VPN, mas "vê" a empresa que fornece a VPN - dai que deve escolher uma bom empresa para isso.

 

3- Possivelmente. Novamente, tudo depende do que faça online - e não se esqueça que não é apenas os sites onde visita, existe atividade em segundo plano de outras apps, por exemplo.

 

No final parece-me que está a misturar ai muita confusão Razz

A VPN pode garantir mais privacidade, sem dúvida. Mas não vai ficar mais "protegido" apenas por utilizar. De nada adianta a VPN se tiver um sistema infetado por exemplo.

E de nada adianta a VPN se for para uma empresa que não tenha boa reputação, ou de aceder a sites que sejam por si mesmo maliciosos.

Agora, sem dúvida que a VPN aumenta a privacidade.


____________________________________________

Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Tugatechuserbar
Dúvida sobre VPN - é mais seguro? 3
Dúvida sobre VPN - é mais seguro? 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#7Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Empty Re: Dúvida sobre VPN - é mais seguro? - Sáb 14 Mar 2020 - 16:01

Nuno_Gomex

Avançado

Talvez não tenha utilizado a terminologia correta! Quando me refiro a segurança e proteção, refiro-me ao nível da privacidade pois sei que o principal aspeto das VPN é manter os nossos dados privados mais "encriptados". Como disse anteriormente, considero que a junção do Bitdefender Total Security + Windows Defender é mais do que suficiente para me manter seguro quanto a ataques de vírus e malware...

 

Eu próprio já testei VPN no portátil e desktop (Hotspot Shield) e no smartphone (ExpressVPN) mas deparei-me com algumas condicionantes que me fizeram desinstalá-las. A primeira razão foi o facto da velocidade de navegação/internet/download baixar e a segunda foi que depois de instalar a VPN no portátil e no desktop, não conseguia associar nem imprimir a partir da impressora que tenho em casa. Outro entrave foi que não conseguia utilizar, por exemplo, o reevown que dá jeito para os downloads mais rápidos. Essas condicionantes fizeram com que optasse por não a testar durante mais tempo.

 

Mesmo no que concerne a jogos online e em rede, julgo que estarei protegido pois parte-se do princípio que os servidores da Steam e Origin são de confiança (FIFA e F1). Daí achar que a VPN não vai ser uma mais-valia no meu caso. Concorda?

#8Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Empty Re: Dúvida sobre VPN - é mais seguro? - Sáb 14 Mar 2020 - 16:07

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Com VPNs vai sempre ter algumas condicionantes em certas funcionalidades.  E velocidades mais reduzidas é algo que também deve verificar - embora atualmente isso nem seja muito impactante, basta escolher uma boa plataforma.

 

Face ao seu caso, sinceramente não vejo uma VPN como algo fundamental. Lá está, sim tem mais privacidade, mas a menos que seja paranóico com isso não faz grande diferença.


____________________________________________

Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Tugatechuserbar
Dúvida sobre VPN - é mais seguro? 3
Dúvida sobre VPN - é mais seguro? 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#9Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Empty Re: Dúvida sobre VPN - é mais seguro? - Sáb 14 Mar 2020 - 16:21

Nuno_Gomex

Avançado

Então está decidido, nada de VPNs pois, no meu caso, não valem a pena...blush

 

Uma última questão, tenho lido que existem dois tipos/formas de ter VPN. A mais simples e usual que é a de instalar o software como um programa normal ou criar uma através do nosso router. Isto é verdade? Como é que funciona e qual é que aconselha?

 

É que, apesar de saber que estou seguro e protegido, gosto de conhecer todas as possibilidades e não descuro uma nova camada de privacidade!

#10Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Empty Re: Dúvida sobre VPN - é mais seguro? - Sáb 14 Mar 2020 - 16:37

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

São dois formatos diferentes de funcionamento, e depende do que cada serviço de VPN permita.

Se for apenas por dispositivo, a VPN provavelmente necessita de um programa ou aplicação para funcionar sobre o dispositivo, e apenas esse dispositivo está protegido pela mesma.

 

Com a instalação no router - e se esse permitir - a VPN basicamente está a proteger todos os sistemas da rede local - já que está a encriptar todas as ligações do router. Mas este método pode reduzir drasticamente as velocidades já mais reduzidas da VPN.


____________________________________________

Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Tugatechuserbar
Dúvida sobre VPN - é mais seguro? 3
Dúvida sobre VPN - é mais seguro? 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#11Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Empty Re: Dúvida sobre VPN - é mais seguro? - Sáb 14 Mar 2020 - 16:54

Nuno_Gomex

Avançado

Pois, por isso é que me lembrei que esta hipótese pode compensar...eu possuo um TP-LINK ARCHER C5 V1 que tem essa função e possibilidade! Assim, escusava de ter de instalar em todos os dispositivos a VPN e fazia-o através do router. Tendo em conta que o acesso dos dispositivos é feito maioritariamente em casa era capaz de ser benéfico e sempre era mais uma forma de elevar o nível de privacidade da minha rede local. Só a parte da redução das velocidades é que não achei "piada" no seu comentário. angry

 

Numa breve pesquisa, encontrei este vídeo que explica como criar e configurar uma VPN num TP-LINK:

https://www.youtube.com/watch?v=rtzqrIW3_HY

#12Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Empty Re: Dúvida sobre VPN - é mais seguro? - Sáb 14 Mar 2020 - 16:56

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Em qualquer VPN vai sempre verificar quebras de desempenho na velocidade, isso é normal de acontecer. O maior ou menor dessas quedas é que varia.

 

Por exemplo, eu costumo utilizar a ExpressVPN e a velocidade de ligação praticamente reduz apenas uns 5-10 Mbps face ao contratado... Mas dependendo da localização que se escolha, a queda pode ser maior.


____________________________________________

Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Tugatechuserbar
Dúvida sobre VPN - é mais seguro? 3
Dúvida sobre VPN - é mais seguro? 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#13Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Empty Re: Dúvida sobre VPN - é mais seguro? - Sáb 14 Mar 2020 - 17:21

Nuno_Gomex

Avançado
Essa parte de baixar a velocidade de ligação é que me deixa reticente...considerando que tenho locais em casa que só consigo apanhar 20/25 Mbps, mesmo que só houvesse uma redução na ordem das que referiu, implica que ficaria com valores de 10/15 Mbps! É significativamente pouco. O pacote que tenho contratado pela operadora é de 100 Mbps mas já sabemos que por wi-fi as velocidades em certos locais da casa são bem menores (e eu até tenho repetidores de sinal pela casa mas o facto de ter 3 pisos/andares não ajuda). No entanto, esta forma e possibilidade de ser através do router, poderia solucionar a parte da falha da comunicação com a impressora que referi num post anterior.

#14Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Empty Re: Dúvida sobre VPN - é mais seguro? - Sáb 14 Mar 2020 - 17:33

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Tenha atenção que velocidade Wi-fi não é o mesmo que velocidade real contratada. Deve fazer o teste é sobre a velocidade que possui ligando diretamente por cabo ao router - essa é a sua velocidade real e onde deve considerar as "perdas" da VPN.

 

Por Wi-fi possivelmente vai sempre ter velocidades mais lentas - em torno dos 40-50 Mbps para a maioria dos routers/dispositivos - mas isso é derivado da própria tecnologia, não da VPN... Razz


____________________________________________

Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Tugatechuserbar
Dúvida sobre VPN - é mais seguro? 3
Dúvida sobre VPN - é mais seguro? 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#15Dúvida sobre VPN - é mais seguro? Empty Re: Dúvida sobre VPN - é mais seguro? - Sáb 14 Mar 2020 - 17:50

Nuno_Gomex

Avançado

Medindo os prós e contras, acho que vou optar por deixar tudo como está...

Obrigado pela ajuda! wink

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech