1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

vpn gratuita

 

Se aceder à Play Store, é possível que encontre uma vasta lista de aplicações que prometem serviços de VPN gratuitos, com as mais variadas funcionalidades e sistemas de proteção. No entanto, nem sempre estes serviços podem ser considerados “seguros”, muito pelo contrário…

 

A maioria destes serviços prometem garantir ao utilizador a encriptação dos seus dados e o acesso a conteúdos bloqueados, “mascarando” o IP de acesso a partir de outra localização. Apesar de a grande maioria realizar isso mesmo, é importante para os utilizadores terem em consideração todas as implicações da utilização destes serviços.

 

lista aplicações vpn gratuitas play store

 

Como tudo na vida, existem custos inerentes de manter a infraestrutura de uma VPN ativa, e estes não são propriamente baratos. Serviços de VPN gratuitos suportam estes custos por intermédio dos utilizadores das suas plataformas, fazendo exatamente o contrário do que prometem e invadindo a privacidade dos utilizadores.

 

Estes serviços podem manter registos de todas as suas atividades online, o endereço IP utilizado, os sites visitados, entre vários outros dados. Para se ter uma ideia, basta pensar nos sites e informações que transmite pela web sempre acede a um website, pois serão todos esses dados que irão estar ao dispor dessas plataformas gratuitas de VPN. E isto vai, muitas vezes, em direção contraria do que seria suposto de uma VPN.

 

free vpn aplicação cuidado

 

A piorar a situação, muitos destes serviços “gratuitos” podem vender mesmo a informação dos utilizadores a terceiros, seja para fins de publicidade ou outras atividades consideradas mais graves.

 

> Como serviços de VPN gratuitos utilizam a sua ligação

 

É importante sublinhar que nem todas as plataformas de VPN gratuita sofrem de problemas, sendo que algumas são fornecidas por conceituadas empresas de segurança ou por empresas reconhecidas no campo com ofertas gratuitas limitadas. No entanto, a lista de aplicações disponíveis é bastante elevada, o que pode levar a que muitos utilizem estas plataformas sem terem total conhecimento do que é enviado na ligação.

 

computador mac internet

 

Como exemplo, no passado a empresa Hotspot Shield foi alvo de acusações por espiar o tráfego dos utilizadores da sua versão gratuita. Mais recentemente, a Onavo do Facebook voltou a ficar nas noticias por recolher diversa informação dos utilizadores, com o único proveito de aproveitar essa informação para utilização em serviços da rede social.

 

política de privacidade uso dados

 

Apesar de a política de privacidade destes serviços garantir, muitas vezes, que a informação está segura e anónima, nem sempre isso acontece, e muita informação ainda pode ser vendida ou distribuída com terceiros.

 

> Nem todas as opções gratuitas são iguais

 

É importante sublinhar que existem vários serviços de VPN gratuitos que fornecem um serviço de qualidade. O utilizador deve sempre realizar uma pequena pesquisa antes de escolher uma solução para utilização diária.

 

Um excelente exemplo de uma VPN gratuita de qualidade encontra-se na ProtonVPN. Além da oferta gratuita, esta plataforma também oferece planos pagos com mais funcionalidades. Ou seja, a empresa fornece uma alternativa paga que poderá ajudar na cobertura dos custos da plataforma gratuita, sendo que não necessita propriamente de realizar praticas desleais para os utilizadores de forma a manter o serviço ativo.

 

protonvpn exemplo

 

O Opera VPN é outra excelente alternativa, sendo bem reconhecida do popular navegador web com o mesmo nome. Apesar de não ser excelente, serve o propósito para uma proteção adicional no acesso à Internet.

E, obviamente, existem depois outras empresas com planos pagos e funcionalidades de segurança adicionais, como é o caso da Tunnelbear ou SaferVPN.

 

> Escolha com cabeça

 

Acima de tudo, na altura de escolher uma plataforma VPN, certifique-se que escolhe uma que mantém a privacidade dos utilizadores. Evite a todo o custo aplicações na Play Store ou App Store que garantam mil e uma funcionalidades, mas partem de nomes desconhecidos ou nem sequer possuem uma política de privacidade visível para o utilizador.

 

Realize uma pesquisa antes de escolher e certamente que irá ter os seus dados seguros e privados, tal como deveria acontecer em qualquer VPN.

E, obviamente, deixe o seu comentário sobre opções gratuitas para VPNs de confiança!

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech