1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

segurança internet online

 

A partir da Play Store é possível encontrar um vasto conjunto de supostas VPNs gratuitas, que prometem proteger os utilizadores e a sua privacidade online. No entanto, e tal como já tínhamos analisado aqui no TugaTech, nem sempre essas declarações são verdadeiras.

 

No entanto, um recente estudo realizado pela empresa de segurança Metric Labs, das 150 aplicações de VPN mais instaladas da Play Store, uma em cada cinco podem conter riscos para os utilizadores no formato de malware ou a nível da sua privacidade.

 

O estudo foi realizado pelo investigador Simon Migliano, tendo como base as 150 aplicações de VPN mais populares e instaladas a partir da Play Store. Estas VPNs possuem, como base, a promessa de protegerem os utilizadores dos perigos da internet sem qualquer custo associado.

 

O estudo aponta que uma em cada cinco aplicações possuem algum tipo de risco associado para os utilizadores, seja derivado da possível instalação de malware ou questões relacionadas com a própria privacidade dos dados transmitidos pelas mesmas.

 

vpns gratuitas android

 

O estudo aponta ainda que, das aplicações analisadas, 85% possuem permissões ou código interno que pode comprometer a privacidade dos dispositivos. Por entre as principais permissões requeridas encontra-se a partilha da localização, acesso à informação do equipamento, utilização da câmara e microfone, possibilidade de enviar SMSs e ainda a capacidade de recolher a última localização onde o utilizador esteve.

 

Apesar de a investigação ter sido realizada sobre as principais aplicações gratuitas, existem também algumas que fornecem acesso a extras pagos – na maioria que fornecem será para remover algum tipo de publicidade ou limitação. Apesar de não ter sido testada nenhuma das opções pagas, os investigadores de segurança afirmam que as falhas descobertas podem igualmente afetar as variantes pagas – uma vez que se baseiam na mesma rede de VPN final.

 

Tal como a análise realizada no passado pelo TugaTech, será recomendado que os utilizadores de sistemas Android evitem utilizar versões gratuitas de VPNs disponíveis na Play Store. Apesar de prometerem o mais variado tipo de proteções contra ameaças online, a grande generalidade das apps utilizam outras técnicas para obter os seus rendimentos, seja pela exploração dos dados dos utilizadores – o que compromete a privacidade – ou a apresentação de anúncios num formato abusivo ou de frequência elevada.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech