1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

COVID-19 mascara sobre utilizador

 

Numa altura em que a propagação do COVID-19 encontra-se a afetar praticamente todo o mundo, alguns governos encontram-se a aplicar medidas para garantir que os utilizadores infetados não realizam atividades de propagação do vírus, e isso pode passar pela monitorização da localização nas operadoras.

 

Pelo menos oito operadoras europeias assinaram um acordo com a Comissão Europeia para ajudar a partilhar dados de localização dos seus utilizadores durante a fase da pandemia. Entre as operadoras encontra-se a Deutsche Telecom, Orange e Vodafone.

Esta medida rapidamente levantou questões relativamente à privacidade dos utilizadores, sendo que um porta voz da Comissão deixou alguns detalhes do caso à agência Reuters.

 

De acordo com o comunicado do oficial da CE, os dados dos utilizadores serão tratados de forma anónima, com todas as informações que possam ser utilizadas para identificar os utilizadores a ser removido automaticamente. Além isso, a Comissão de Proteção de dados Europeia também pretende que todo este processo seja o mais transparente possível para os consumidores finais, nomeadamente sobre quais os dados que estão a ser recolhidos e para que efeitos.

 

De forma separada, a Organização Mundial de Saúde já terá referido no passado que qualquer assistência via a tecnologia atual para lutar contra o COVID-19 teria de ser utilizada com base nos direitos e privacidades de cada um.

 

Apesar de estas declarações poderem justificar algumas das medidas tomadas, ainda existem por parte dos consumidores alguns receios sobre os dados que irão ser recolhidos e para que finalidade. Além disso, fica ainda por esclarecer como as autoridades esperam eliminar toda a informação identificável dos dados recolhidos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech