1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

reconhecimento facial

 

A empresa Clearview tem vindo a ser vista como uma grave dor de cabeça a nível da privacidade dos utilizadores, e de acordo com recentes relatos a entidade não consegue até mesmo gerir a informação que possui em seu controlo para garantir que não chega às mãos erradas.

 

De acordo com o portal TechCrunch, a empresa possuía o código fonte de todo o seu software, utilizado para a recolha de dados pessoais pela internet, disponível publicamente num servidor incorretamente configurado da empresa. A descoberta foi realizada inicialmente por um investigador de segurança da empresa SpiderSilk.

 

O repertorio de código estaria disponível num servidor inseguro da empresa, e continha todo o código fonte das aplicações para Windows, Mac, iOS e Android utilizada pela empresa, incluindo mesmo código em desenvolvimento e para testes. Também estaria a ser exposto os tokens do Slack interno da empresa, o que poderia permitir a qualquer um aceder às mensagens internas da empresa partilhadas entre os funcionários.

 

Entre o código encontrava-se ainda referencias à aplicação “Insight”, que teria sido utilizada pela empresa para a recolha de muita informação e foi, entretanto, descontinuada. Junto deste código estariam ainda mais de 70.000 vídeos que a empresa refere tratarem-se de testes feitos durante o desenvolvimento da aplicação.

 

De relembrar que o sistema de IA da Clearview era capaz de identificar uma pessoa pelo rosto utilizando dados obtidos a partir de plataformas como o Facebook, Instagram, LinkedIn e outros locais públicos, com o objetivo de criar uma enorme base de dados com informações publicas dos utilizadores. Estes dados eram depois fornecidos a empresas no ramo da segurança e autoridades como forma de identificar indivíduos através do sistema.

A empresa tem vindo a defender-se que toda a informação presente na sua listagem parte de fontes publicas, e que não é diferente da recolha que plataformas como a Google e outros motores de pesquisa realizam.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech