Os criminosos continuam a recorrer a todas as técnicas possíveis para tentarem enganar os utilizadores, e para tal aproveitam-se da popularidade do COVID-19 para desenvolverem ameaças com referências ao mesmo. As mais recentes surgem para utilizadores do Android e iOS.
De acordo com a empresa de segurança TrendMicro, foi recentemente descoberta uma campanha de aplicações maliciosas que estavam a ser distribuídas para Android e iOS, com o pretexto de fornecerem informações relativas à pandemia e ao COVID-19. A campanha, apelidada de “Project Spy”, tinha como objetivo distribuir aplicações maliciosas nas principais lojas de aplicações para os diferentes sistemas, com a tarefa final de recolher informação pessoal dos dispositivos.
Estas aplicações maliciosas teriam a capacidade, uma vez instaladas nos dispositivos, de roubarem mensagens de aplicações como o Telegram, WhatsApp, Facebook, entre outras. Além disso eram também recolhidas informações privadas dos dispositivos, como as notas pessoais, imagens, vídeos e informações do sistema. Estes conteúdos eram posteriormente enviados para os servidores em controlo pelos atacantes.
Algumas das aplicações descobertas dentro desta campanha chegaram mesmo a ser publicadas na loja da Apple para iOS, que normalmente possui regras mais rigorosas no que respeita à publicação de conteúdos – possivelmente por terem passado despercebidas aos moderadores.
Sobre o sistema Android, o número de aplicações descobertas foi consideravelmente superior, embora todas tivessem como tema principal a pandemia que se vive atualmente. Todas as aplicações foram, entretanto, removidas das respetivas lojas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!