1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware pelo mundo

 

Se ainda existiam dúvidas que a pandemia do COVID-19 tem vindo a atrair mais criminosos para a Internet, os dados mais recentes dos investigadores da empresa Zscaler não deixam dúvidas. De acordo com um estudo realizado pela empresa, desde o início da pandemia que se verifica um crescimento de quase 30.000% nos casos de ataques a utilizarem a mesma como forma de propagação.

 

A empresa, que realiza sistemas de filtragem de emails e fornece serviços de segurança para algumas das maiores entidades a nível mundial, revela que os casos de ataques de phishing, malware e spam a utilizarem termos relacionados com o coronavírus aumentaram mais de 30.000% desde o início da pandemia.

 

Como exemplo, a empresa refere que no mês de Janeiro foram bloqueados mais de 1200 ataques de phishing junto dos seus clientes. Este valor aumentou para mais de 380.000 em meados de Março, um crescimento certamente propagado pela também crescente onda de medo e receio sobre a pandemia do vírus no mundo real.

 

aumento de ataques de malware no mundo

 

Na maioria dos casos, os ataques são sobretudo esquemas de phishing, que tentam aproveitar o desconhecimento e receio dos utilizadores, utilizando termos e conteúdos relacionados com o COVID-19, para tentar levar ao sucesso no ataque.

 

Além disso, os investigadores também referem ter verificado um aumento de quase 130,000 novos domínios registados pela internet com o objetivo de propagarem conteúdos maliciosos relacionados com o COVID-19.

 

De notar que, de acordo com os dados da FTC nos EUA, registados desde Janeiro de 2020, já foram perdidos mais de 19 milhões de dólares em esquemas relacionados com o COVID-19 em todo o território, sendo que este valor poderá ser consideravelmente superior se tivermos em conta todo o resto do mundo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech