A Polícia Judiciaria revelou ter detido durante o dia de hoje um jovem de 19 anos e outro de 23, suspeitos de pertencerem ao grupo de hackers que estariam a realizar vários ataques nos últimos dias a diversas entidades nacionais.
Conhecido como “CyberTeam”, o grupo tinha vindo a realizar uma onda de ataques a várias entidades a nível nacional, onde se destaca um suposto acesso a várias bases de dados da EDP e a perturbação de vários serviços da empresa. No dia 25 de Abril o grupo tinha agendado um ataque em larga escala a várias entidades, o qual foi realizado a várias empresas.
No Twitter do grupo é possível verificar-se um conjunto de mensagens a indicar ter sido realizado o acesso a várias bases de dados e informações privadas de diversas entidades governamentais, entre as quais se destaca plataformas do Ministério da Saúde, da PNL - Computação Cientifica Nacional, Universidade Nova de Lisboa, Ministério da Cultura e de diversos museus.
Segundo o comunicado do Ministério Publico, a investigação levou ainda à realização de quatro buscas domiciliárias a suspeitos de pertencerem ao grupo. Em causa encontram-se crimes de acesso ilegítimo, sabotagem informática e acesso indevido a sistemas de terceiros.
Os detidos no decorrer desta investigação irão agora ser presentes ao primeiro interrogatório judicial.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!