1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

malware covid

 

Com o aumento da propagação do COVID-19 em Portugal e praticamente em todo o mundo, existem também aumentos de casos sobre quem tenta aproveitar-se desta situação para realizar atividades maliciosas por meio da Internet.

 

A Policia Judiciaria deixou agora um comunicado a reforçar a informação sobre alguns dos casos sobre os quais os utilizadores devem estar atentos durante a propagação do COVID-19, relacionado com possíveis esquemas virtuais e físicos que podem acontecer e utilizando o nome da pandemia para dar mais destaque e credibilidade.

 

De acordo com as autoridades, os utilizadores devem ficar atentos a casos de phishing que podem ser enviados por email, SMS ou chamadas telefónicas, bem como pelas redes sociais. A Organização Mundial de Saúde e todas as organizações governamentais possuem os seus próprios métodos de segurança e informação, e nunca irão entrar em contacto direto com os utilizadores a pedir informações pessoais sem necessidade.

 

É também importante a atenção com aplicações e programas maliciosos que podem ser distribuídos utilizando o termo do COVID-19 como forma de propagação. Isto pode acontecer tanto sobre websites como aplicações dedicadas para computadores ou smartphones.

 

Por fim, é também importante ter-se atenção a casos de possíveis donativos que podem ser realizados em nome de uma determinada campanha, mas que no final não foram feitas por entidades credenciadas para tal. Sistemas de crowdsourcing e donativos em sites como o Patreon são dois exemplos disso, e sobre as quais os utilizadores devem validar a origem antes de proceder a possíveis donativos.

 

Infelizmente estes esquemas são bastante vulgares sempre que um tema torna-se possivelmente atrativo no meio digital. É importante que todos os utilizadores se mantenham atentos e informados sobre cada caso.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech