1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Ransomware

 

O ransomware tem vindo a evoluir consideravelmente nos últimos tempos, e uma nova família deste género aparenta estar a ganhar destaque, exigindo o pagamento não apenas pelo desbloqueio dos ficheiros nos sistemas infetados, mas também pela eliminação dos dados roubados.

 

Muitos ransomwares, além de bloquearem os ficheiros de forma local, também enviam os dados para servidores remotos em controlo dos criminosos, nas suas versões originais e não encriptadas. Na maioria das vezes, estes ficheiros não são utilizados ou publicados online, isto era até que os criadores do Ransomware “Maze” decidiram realizar isso mesmo em Novembro de 2019.

 

A partir dessa altura, cada vez mais ransomware tem vindo a surgir com o objetivo de roubar e encriptar os dados, e caso os utilizadores não paguem pela eliminação dos mesmos, estes acabam por ser publicados na Internet – muitas vezes contendo informações pessoais sensíveis.

 

Um dos mais ativos nos últimos tempos será o ransomware “Ako”, que cobra aos utilizadores não apenas a desencriptação dos ficheiros nos sistemas infetados, mas também para que os dados sejam eliminados dos sistemas dos criminosos. No final, os utilizadores afetados terão algumas escolhas: ou desencriptam os dados localmente, ou eliminam os dados remotos ou ambos.

 

O Ako é um ransomware dedicado sobretudo a atacar empresas de renome no mercado, pelo que os preços para cada um dos casos pode variar entre os 100,000 e 2,000,000 dólares. De acordo com um dos criadores do ransomware, em entrevista ao portal BleepingComputer, existem entidades que optam por eliminar apenas os ficheiros remotos, pagando essa quantia e restaurando os ficheiros locais de backups – a grande maioria serão entidades governamentais ou de saúde que foram afetadas pelo ransomware.

 

No final, um ataque de ransomware ainda é considerada uma violação de dados, sendo que os ficheiros encriptados podem muitas vezes ficar no controlo dos atacantes. E mesmo que as vitimas realizem o pagamento exigido, não existem garantias que estes dados são efetivamente eliminados dos sistemas dos criminosos.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech