1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ransomware com pedido de pagamento

 

O ransomware continuar a ser uma das principais ameaças pela internet. Os elevados ganhos e potencial destrutivo deste malware é o que o tornam também tão popular por entre o cibercrime.

 

E recentemente os investigadores da empresa BlackBerry Threat Intelligence identificaram o que poderá ser uma nova variante de ransomware a chegar ao mercado. Conhecida como LokiLocker, este ransomware possui a particularidade de não apenas encriptar os conteúdos de sistemas infetados, mas também de os apagar se o pagamento não for realizado.

 

Apesar de a técnica não ser propriamente nova, este ransomware utiliza vário código para evitar ser identificado por software de segurança, podendo mesmo realizar a encriptação de conteúdos de forma totalmente silenciosa para os utilizadores finais, que apenas saberiam ter sido infetados quando os seus sistemas apresentassem a mensagem de resgate.

 

Para além de encriptar os conteúdos, este ransomware elimina os dados dos utilizadores caso estes não realizem o pagamento num determinado período de dias. Isto será, sobretudo, para evitar que as vítimas possam guardar os ficheiros encriptados, na esperança de no futuro surgir uma forma de os desbloquear – algo que costuma acontecer com muito ransomware.

 

Dessa forma, mesmo que o desbloqueador dos ficheiros seja lançado, a vítima não teria os ficheiros para realizar essa tarefa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech