1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Internet servidores

 

Um conjunto de investigadores nas universidades de Monash, Swinburne e do Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT), na Austrália, conseguiram desenvolver um dos sistemas de transmissão de dados na Internet mais rápidos de sempre.

 

A equipa revelou ter descoberto uma forma de transmitir dados através de um chip ótico a uma velocidade de 44,2 terabits por segundo (Tbps). Para tal foi utilizado apenas uma única fonte de luz, o que será um avanço considerável face ao que tinha vindo a ser desenvolvido até esta altura.

 

De acordo com os investigadores, esta tecnologia substitui os anteriores métodos de comunicação por laser, que poderiam utilizar até 80 feixes de luz para obter velocidades mais elevadas de transmissão de dados. A utilização de apenas um feixe de luz garante não só uma redução no tamanho destes equipamentos como também uma redução nos custos finais de desenvolvimento.

 

É ainda sublinhado que, devido à recente pandemia, espera-se uma utilização consideravelmente mais elevada das plataformas online a nível mundial, e como tal é fundamental desenvolver novos sistemas que garantam a continuidade de serviços e tenham capacidade para fornecer toda a largura de banda necessária.

 

Para comparação, os 44,2 Tbps de velocidade permitiriam descarregar milhares de filmes em elevada definição numa questão de apenas alguns segundos. O objetivo passa mesmo por fornecer às empresas uma forma de terem ligações de elevada velocidade na “raiz” da internet, sem que se tenham de realizar grandes mudanças nos sistemas que estão atualmente implementados – tanto a nível de tamanho como de custos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech