1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Cabos de fibra otica

 

Em Portugal não é invulgar encontrar ligações de 1 Gbps em grandes cidades, mas este valor ainda se encontra longe do que foi obtido recentemente por um grupo de investigadores no Japão.

 

O Instituto Nacional de Tecnologias da Informação e Comunicação (NICT) do Japão revelou ter recentemente atingido o recorde de velocidade na transmissão de dados, com uns impressionantes 319 terabits por segundo – o anterior recorde era de 178 Tbps, estabelecido em 2020.

 

Para obter esta velocidade, os investigadores usaram cabos de fibra ótica. Mas a façanha nem é o facto de se ter atingido a velocidade apenas, mas sim por essa velocidade ter sido atingida numa distância de 3001 KM.

Esta é a maior velocidade alguma vez registada na transmissão de dados sobre uma plataforma online, e sobre uma distância tão elevada. Para se ter um efeito de comparação, este valor seria de 957 petabits por KM percorrido pela informação.

 

Para o feito os investigadores usaram um cabo de fibra ótica com largura standard de 0,125 mm. No futuro espera-se que a tecnologia possa vir a ser adaptada para permitir ligações mais rápidas de dados entre diferentes pontos distantes. O principal uso seria focado inicialmente para favorecer as atuais redes existentes de 5G, melhorando a sua implementação no mercado.

 

O próximo passo, segundo os investigadores, passa por desenvolverem a tecnologia para conseguirem alcançar velocidades similares em ligações mais distantes, ou até mesmo transatlânticas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech