Em Portugal não é invulgar encontrar ligações de 1 Gbps em grandes cidades, mas este valor ainda se encontra longe do que foi obtido recentemente por um grupo de investigadores no Japão.
O Instituto Nacional de Tecnologias da Informação e Comunicação (NICT) do Japão revelou ter recentemente atingido o recorde de velocidade na transmissão de dados, com uns impressionantes 319 terabits por segundo – o anterior recorde era de 178 Tbps, estabelecido em 2020.
Para obter esta velocidade, os investigadores usaram cabos de fibra ótica. Mas a façanha nem é o facto de se ter atingido a velocidade apenas, mas sim por essa velocidade ter sido atingida numa distância de 3001 KM.
Esta é a maior velocidade alguma vez registada na transmissão de dados sobre uma plataforma online, e sobre uma distância tão elevada. Para se ter um efeito de comparação, este valor seria de 957 petabits por KM percorrido pela informação.
Para o feito os investigadores usaram um cabo de fibra ótica com largura standard de 0,125 mm. No futuro espera-se que a tecnologia possa vir a ser adaptada para permitir ligações mais rápidas de dados entre diferentes pontos distantes. O principal uso seria focado inicialmente para favorecer as atuais redes existentes de 5G, melhorando a sua implementação no mercado.
O próximo passo, segundo os investigadores, passa por desenvolverem a tecnologia para conseguirem alcançar velocidades similares em ligações mais distantes, ou até mesmo transatlânticas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!