1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

malware código computador

 

Um grupo de utilizadores maliciosos terá criado uma versão falsa de um site de partilha de notas seguras na Internet, conhecido como privnote, com o objetivo de roubar dados de acesso e ameaçar os utilizadores do mesmo para roubarem bitcoins.

 

O alerta partiu dos próprios criadores do site privnote, a versão original e verdadeira de um site de partilha de notas seguras pela Internet. Segundo os mesmos, alguém terá criado uma versão falsa da plataforma que se encontra a enganar os utilizadores que acedem ao mesmo.

A única diferença entre o site verdadeiro e o falso encontra-se sobre a letra “s” no domínio, sendo que todo o design e muitas das funcionalidades foram exatamente copiadas para tentar enganar o máximo de utilizadores.

 

A piorar a situação, o site também começou a surgir sobre os resultados de pesquisa sobre termos como “privnote”, além de estar também a ser propagado sobre campanhas da publicidade da Google – possivelmente numa tentativa de enganar os utilizadores que realizem a pesquisa por determinados termos a surgir no topo dos resultados.

 

O site em questão, apesar de ter funcionalidades bastante similares às do site original, não aplica qualquer sistema de encriptação nas mensagens, e o objetivo da criação do mesmo aparenta ser enganar potenciais vitimas que partilhem notas com conteúdos relacionados a Bitcoin. Todas as notas criadas sobre este falso site, e que contenham códigos de carteiras de bitcoin, são automaticamente alteradas para uma carteira em controlo dos atacantes.

 

No final, este é um ataque bastante sofisticado, apesar de também ser relativamente simples de execução. No final, as potenciais vitimas que utilizem a plataforma falsa podem não só estar a comprometer todos os dados que introduzam na mesma, mas também a potenciar o roubo de bitcoins nas notas partilhadas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech