Grandes conjuntos de empresas anunciantes em plataformas sociais têm vindo a colocar as suas campanhas em pausa como parte de um boicote publicitário contra algumas das redes sociais, numa campanha apelidada de “Stop Hate For Profit”. Esta campanha possui como intenção causar impacto direto nas entidades alvo da publicidade tendo em conta a situação que se tem vindo a verificar sobre casos de abuso e mensagens de ódio partilhadas nas mesmas.
O Facebook será um dos principais visados por este boicote, tendo em conta que é também uma das redes sociais que menos ações realiza a nível de mensagens de ódio quando partilhadas por contas importantes na plataforma – como se verificou recentemente sobre as mensagens partilhadas por Donald Trump, e onde o Twitter aplicou medidas sobre a incitação de violência das suas palavras e o Facebook apenas decidiu não aplicar qualquer regra.
A campanha ganha agora mais um participante de peso, com a Coca-cola a juntar-se na lista de empresas que vão suspender as suas publicidades. A empresa revela que, a partir de 1 de Julho e durante 30 dias, irão ser suspensas todas as campanhas publicitárias em plataformas sociais da empresa, a nível mundial. Esta medida vai aplicar-se além do Facebook, já que a empresa confirma que vai suspender as campanhas em todas as plataformas sociais onde se encontra.
James Quincey, CEO da empresa, refere que a marca irá avaliar durante este período as suas práticas quanto a publicidade e analisar quais as melhores decisões internas a aplicar para evitar que a mesma fique associada com campanhas ou plataformas negativas para a comunidade. Além disso, o executivo também refere que pretende analisar quais as rede sociais que mais ações realizam sobre conteúdos violentos, de ódio ou simplesmente inapropriados para a marca.
Apesar de todas as empresas que estão a juntar-se a este boicote, mesmo que as marcas deixem de anunciar na plataforma durante 30 dias ainda será improvável que isso venha a ter impactos diretos para a rede social – o que também pode ser um dos motivos pelos quais o Facebook não aparenta estar preocupado com a situação, e ainda não respondeu diretamente ao caso.
A empresa recentemente anunciou novas regras sobre a forma como irá tratar os conteúdos de ódio e inapropriados que sejam partilhados na mesma, mas possam ter relevo para o publico em geral. Mas mesmo com este anuncio a rede social ainda não deixou qualquer comentário relativamente ao boicote que se foca contra a mesma.
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