Depois de ter sido noticiado ontem que a Canon mantinha alguns dos seus serviços de armazenamento cloud de imagens indisponíveis, e que tinha perdido uma elevada quantidade de dados, surge agora a confirmação de que esta perda está relacionada com um ataque de ransomware na empresa.
O portal image.canon encontra-se inacessível desde o dia 30 de Julho de 2020, e de acordo com o portal BleepingComputer, a falha teria levado à perda de conteúdos dos utilizadores desta plataforma – que fornece 10GB de armazenamento cloud gratuitos para utilizadores de câmaras Canon.
No entanto, surge agora a confirmação que a perda dos conteúdos encontra-se relacionada com um problema maior que afetou a empresa, e ainda se encontra a afetar muitos dos seus serviços.
De acordo com o portal, a entidade terá sido alvo de um ataque de ransomware, o qual terá colocado muitos dos seus serviços online inacessíveis. O próprio site da Canon encontra-se a apresentar mensagens de erro relacionados com problemas técnicos. A empresa confirma, em comunicado, que as falhas afetam também o sistema de email e suporte da empresa, que ainda se encontra a verificar indisponibilidades.
Uma grande parte dos domínios associados com plataformas online da Canon encontram-se a apresentar erros de carregamento ou falhas, e sem uma previsão para já de quando voltarão a encontrar-se disponíveis.
Acredita-se que a empresa pode ter sido alvo do ransomware Maze, e algumas fontes apontam que pelo menos 10TB de dados terão sido roubados dos servidores da empresa – mas ainda se desconhece se tal afeta dados dos clientes e a empresa também não confirma se terá sido relacionado com um ataque de ransomware.
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