1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Intel processador em motherboard

 

A Intel pode ter sido o mais recente alvo de um ataque, de onde terá resultado o roubo de diversa informação confidencial da empresa e que se encontra agora disponível publicamente na Internet.

 

De acordo com o portal BleepingComputer, mais de 20GB de ficheiros confidenciais da Intel terão sido colocados em vários sistemas de partilhas de ficheiros online, alegadamente roubados dos sistemas internos da fabricante de chips.

O analista de segurança Tillie Kottmann revela que estes documentos terão sido obtidos por um hacker anónimo, e posteriormente partilhados na Internet. Entre as informações dos ficheiros encontra-se código-fonte de diversos chips da Intel, do firmware dos mesmos e ainda documentação técnica dos diversos componentes.

 

Tudo aponta para que estes dados tenham sido obtidos da Intel ainda este ano, mas não existem detalhes concretos sobre quando o roubo terá ocorrido. Muitos dos ficheiros estão marcados como “confidenciais”, NDA ou “Intel Restricted Secret”, o que confirma que se tratam de documentos potencialmente secretos da empresa.

 

mensagem sobre leak da intel

 

Alguns dos documentos fazem referências a processadores Kaby Lake, mas também ao Intel Management Engine (ME) existente em praticamente todos os processadores da Intel. O mais grave por entre estes documentos será mesmo a existência do código-fonte do firmware, onde é possível verificar-se referencia a backdoors e patchs aplicados ao longo dos tempos – e que, se analisados, podem ser explorados para ainda mais “dores de cabeça” na segurança dos sistemas Intel.

 

Kottmann acredita que os documentos agora revelados são bastante valiosos para quem pretenda analisar os sistemas da Intel, mas as descobertas que podem partir dos mesmos serão ainda mais valiosas, e, ao mesmo tempo, potencialmente perigosas.

 

Até ao momento a Intel ainda não terá comentado esta situação, mas iremos manter atenção ao caso para qualquer informação extra que seja descoberta ou fornecida pela fabricante.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech